Entrevista
Tecnologias trazem o mundo para a escola

Professora Beth Almeida
Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Elizabeth Biaconcini Almeida, mais conhecida como Beth Almeida, se dedica a estudar a aplicação de novas tecnologias na educação, desde 1990. Na época, ajudou a estruturar o núcleo de informática da Universidade Federal de Alagoas. Com mestrado e doutorado na área, atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação pesquisando Novas Tecnologias em Educação.
Em entrevista ao Jornal do Professor, a especialista ressaltou a importância da capacitação dos educadores para a modernização da sala de aula. Segundo ela, as ferramentas de produção colaborativa já são as mais utilizadas e o futuro das escolas será pautado por uma palavra: conectividade.
Em relação a matéria publicada sobre Tecnologias nas escolas,"creio" que a internet nas escolas será de grande valia no que diz respeito ao apoio pedagógico,podendo trazer oportunidades aos alunos de novas pesquisas,obter soluçoes a problemas diversos,produzir textos,etc.Quanto mais acesso os alunos tiverem com o mundo virtual,mais chances de torna-los mais criticos, mais participativos,com mais bagagem para um bom diálogo.
ResponderExcluirVivemos em uma sociedade informatizada e desta forma devemos aplicar as diferentes tecnologias presentes no dia a dia dentro de nossas escolas, relacionando de maneira contextualizada e buscando novas informações e instrumentos, junto aos recursos tecnológicos presentes na Internet e Programas ( Office) para ampliar, atualizar e dinamizar o ensino/aprendizagem na rotina escolar dos alunos e professores.
ResponderExcluirDupla:Fernanda e Sandra
Turma: T2
Formadora: Irê
Após leitura, fiz uma viagem ao passado... Lembrei-me do tempo em que os educadores tinham uma enorme resistência à tecnologia. A maioria não arriscava nem a ligar o computador.
ResponderExcluirFiquei feliz ao perceber o avanço relativo à tecnologia na área da educação.
Vejo hoje os colegas inscrevendo e participando de cursos de capacitação. Que bom!!! Temos que estar preparados e seguros para acompanhar os educandos nessa longa caminhada.
Eliana
Desde que utilizadas de forma adequada, as TICs poderão tornar-se auxiliares para a prática do professor, possibilitando a inovação no preparo de suas aulas e principalmente a renovação do currículo. Sendo assim, propiciará aos alunos situações motivadoras de conexão com o mundo, favorecendo um contraponto entre o global e sua realidade.
ResponderExcluirA entrevista vem reforçar a importancia da formação dos professores a que o proinfo se propõe.
ResponderExcluirEducadores... aproveitem esta oportunidade para repensar sua prática pedagógica e fazer a "DIFERENÇA". Não só trazendo para a sala de aula mais também para a formação pessoal.
Não podemos negar o contato com a tecnologia e o acesso a ela. Estamos a caminho de uma escola do futuro onde as possibilidades tecnológicas estão presentes e nossas crianças estão aprendendo com elas não só no ambiente escolar.
Comentando o que Sheila Rodrigues disse, penso que esta na hora do educador fazer mesmo a diferença, procurando se atualizar cada vez mais, indo em busca das novas tecnologias para aplicar em suas aulas, tornando-as mais criativas e dinâmicas.
ResponderExcluirA tecnologia deve estar sempre a serviço da informação, comunicação, sendo um meio facilitador de estudo e pesquisa.
ResponderExcluirAcredito que, não será possível num futuro mais próximo um professor lecionar sem a utilização de recursos tecnológicos.
A entrevista da professora Maria Elizabeth relata, que vivermos em uma sociedade tecnológica, assim não temos como deixar de permitir o contato com a tecnologia na escola, oferecendo a todos a condição de aprendizagem e desenvolvimento no trabalho em grupo. Então as tecnologias precisam ser utilizadas na resolução de problemas, proporcionando a aprendizagem e o senso crítico.
ResponderExcluirA entrevista relata que vivemos na era da tecnologia, porém esta deve ser mais um meio de proporcionar aos educandos oportunidade de inseri- lo no mundo tecnológico pedagogicamente.
ResponderExcluirA entrevistada fala das novas tecnologias e de como devemos ter o conhecimento e informação delas.... o PROFESSOR TEM QUE ESTAR EM CONSTANTE APRENDIZAGEM SEMPRE...PARA ASSIM PASSAR PARA SEUS ALUNOS E INSERIR ESTAS CRIANÇAS NA NOVA SOCIEDADE QUE SÓ TEM A EVOLUIR MAIS .
ResponderExcluirDestacamos a importância da formação dos professores e dos profissionais da educação.
ResponderExcluirA tecnologia está a serviço da informação e comunicação, utilizamos como uma forma de estudo e pesquisa e poderão auxiliar na prática dos educadores e educando.
Vivemos numa sociedade informatizada e devemos utilizar as diferentes tecnologias buscando novas informações e instrumentos como recurso para melhorar nossa prática educativa
A Informática constitui‑se a partir de teorias que conflitam com as teorias defendidas nas últimas décadas e que, tendo no horizonte a democratização de educação e da sociedade, propõe uma Educação emancipatória em busca de um desenvolvimento econômico, político, sócio‑cultural, democratizado onde o conjunto da população participe e usufrua dos avanços alcançados. O papel da Educação e do Ensino terá que se redimensionado, em função das contribuições que o avanço tecnológico emprestará forçosamente à estrutura sócio‑político‑cultural de toda a humanidade. Isto significa que, também e principalmente a área de formação de professores será, irreversivelmente afetada por esta verdadeira revolução que remete a relevância do estudo e desenvolvimento de alternativas para o enfrentamento da problemática aí implicada.
ResponderExcluirO uso da tecnologia nas escolas é de suma importância conferindo-se modernidade e exploração dos recursos facilitando a aprendizagem dinamizando o ensinar e aprender dentro das salas... integrando-se por todo lugar visto que é linguagem universal...professores necessitam de estudo e formação fazendo das TIC uma forma interessante de trabalho.
ResponderExcluir