Realize um "exame de consciência" sobre sua prática docente!
"QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ"
TURMAS 4 E 6 - FORMADOR ROGERIO
Plataforma dos participantes do Curso Proinfo Integrado "Introdução à Educação Digital" e Proinfo Integrado "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC"
Como educadora faço o possível para me manter atualizada sobre os acontecimentos, procurando realizar discussões entre os grupos de estudo e cursos direcionados aos professores.
ResponderExcluirMe qualifico como uma ótima aprendiz, pois o uso das TICs é constante em minha vida.
"Somos eternos aprendizes..."ainda mais se tratando de tecnologia,que a cada momento surge uma inovação...Na minha escola são poucas as crianças que possuem acesso a internet,pois a conexão no local ainda se restringe a internet discada. o que dificulta a navegação. Os alunos solicitam internet no laboratório, pois fomos contemplados com computadores novos e estão ansiosos em utilizá-los...
ResponderExcluirNa minha realidade a informática não é tão conceituada pois em meu ambiente de trabalho não tenho acesso. Porém sou uma educadora que esta sempre buscando novos conhecimento dentro dessa área, através de outras fontes e recursos. Busco sempre estar em contato com as novas tecnologias para melhorar minha prática em sala de aula.
ResponderExcluirSou uma pessoa aberta a novos conhecimentos e sempre pronta a aprender,sei que ainda tenho muito para passar aos meus alunos para que estes também alcancem e busquem novos conhecimentos,na medida do possível trago informações de diversas áreas para que estes conheçam um pouco mais. Quanto a informatização escolar creio que poderia trabalhar com atividades e sites que trouxessem um despertar diferente a cada um,para enriquecimento próprio...Andrea Pinheiro
ResponderExcluirProcuro aprimorar minha prática, como educadora, sempre buscando novos caminhos para uma aprendizagem efetiva e consciente dos professores.Como aprendiz das TICs me considero ótima, pois sempre procuro novas informações e as multiplico com os colegas de trabalho.
ResponderExcluirComo aprendiz tento buscar novos conhecimentos e tentar aperfeiçoar a pratica diaria no trabalho.
ResponderExcluirComo diretora de escola busco disponibilizar espaços e ferramentas de crescimento profissional á minha equipe, através do uso do laboratorio de informatica, incluindo acesso á internet aos alunos, professores e funcionarios.O laboratorio também é utilizado pelos alunos da Educação Infantil.
O espaço da sala de Leitura também é disponobilizado e no Plano de trabalho da auxiliar de biblioteca constam estrategias de estimulo ao aproveitamento do material (ainda insuficiente) para leitura.
Os alunos da 3ª e 4ª serie tem o habito de se comunicar via email e utilizam a internet para pesquisa.Os funcionarios utilizam para treino em digitação e pesquisas.
A equipe escolar demonstra bastante interesse em melhorar os conhecimentos.
Estamos numa era onde as tecnologias tem se desenvolvido cada vez mais rapidamente. A sala de aula e nossos alunos já não podem ser considerados como eram a alguns anos atras. O aluno mudou a sociedade mudou e nós como educadores temos que acompanhar essas mudanças. Hoje alunos e professores são aprendizes, pois, um aprende e ensina com outro. O Educador deve estar em constante reflexão sobre suas práticas pedagógicas buscando utilizar o máximo de TCIs e formação continuada para que consiga acompanhar e fazer o melhor pelo aluno, com um trabalho consciente e de qualidade.
ResponderExcluirCreusa e Mônica
Eu não gostava de computador e dizia que o dia em que ele falasse comigo eu iria usá-lo .Mas já mudei a minha visão com relação a esse meio de comunicação.Quanto a minha escola acho que o laboratorio de imformática deve ser melhor usado no tempo ocioso.
ResponderExcluirEu,como educadora domino a sala de aula procurando trazer toda informaçoes possíveis,formando um elo prof/aluno pois com eles aprendemos muito.Quanto a tecnologia estou procurando familiarizar,é um desafio,procuro sempre estar alerta tornar-me conhecedora e saber transmitir aos meus alunos.
ResponderExcluirComo em nossa realidade só sobrevive aquele que tem acesso à informação e opinião formada frente à ela, como professor, além de ensinar os conteúdos propostos, procuro fazer com que o aluno tenha competência de adquirir as informações em diferentes meios e de diferentes pontos de vista, interpretá-las e a partir disso formar opinião sobre a mesma. Nesse processo, sempre aprendo muito, já que a troca de opiniões favorece a aquisição do conhecimento.
ResponderExcluirEu, como educadora transmito o conhecimento com os meios de aprendizagem eas informações que é a realidade presente no dia-a-dia.Ex: jornal e revista, mas infelizmente a informática ainda sou insegura através dessa tecnologia porque não sou conhecedora.Estou sempre buscando quebrar essa insegurança fazendo cursos.Para que possa melhorar minha prática pedagógica.
ResponderExcluirsou coordenadora do centro de apoio pedagogico multidisciplinar ,onde temos varias informações para oferecer aos alunos e professores .contamos com uma sala de recurso multifuncional e duas salas com computadores adaptados para deficientes visuais e auditivos nos quais desenvolvem varios trabalhos que contribuem com a construção do conhecimento.
ResponderExcluirEu, como educadora e gestora, me sinto na obrigação de estar atualizada, informada e compartilhar essas informações com os alunos e a equipe escolar, de forma a ajudá-los a construir seu próprio olhar, para que possam expor seu ponto de vista.
ResponderExcluirNossa escola tem ainda um enorme caminho a percorrer, mas sei que estamos na direção certa, pois a cada momento nos apropriamos de novas formas de aprender, transformando-as em conhecimento.
Eliana Moreira
A função do professor seria contextualizar toda a informação já adquirida pelos alunos fora dos muros escolares. Desenvolvendo seres criticos, capazes de filtrar informações, elaborar seus próprios argumentos, construtores de conhecimento. Não é possivel ignorar algo que é inerente ao conhecimento. Para isso, a principal competência necessária é "aprender a desaprender", para depois se dispor a "aprender junto" com os alunos. Pois em questão de TICs, eles têm muito a nos ensinar.
ResponderExcluirComo educadora, sou sempre aberta a novos conhecimentos, sempre pronta a aprender e melhorar a minha prática pedagógica. Quanto a informatização referente aos meus alunos é precária, pois são pouquissimos alunos que tem acesso à internet, o restante da minha sala só tem acesso de vez em quando na escola.
ResponderExcluirGosto muita de uma frase que diz 'Nem todo mundo é sábio o bastante que não tenha o que aprender; e nem ignorante ao ponto de não poder ensinar'. O importante para poder aprender é ter consciência de que não sabe. Mas, deixando a filosofia de lado... Como eu, professor, lido com o grande número de informações que recebo dia-a-dia. Como foi comentado no curso hoje, a nossa postura tem que ser crítica diante das informações que recebemos,'aceitar as verdades como meia verdades'. Dessa forma, antes de chegar a uma conclusão 'minha verdade', tenho que exercer algumas competências necessárias: interpretar, analisar e compreender a informação. Em resumo, é preciso aprender a aprender, nem que pra isso seja necessário desaprender.
ResponderExcluirDe acordo com o que a Francismaire disse concordamos plenamente no que se refere que devmos estar dispostos a desaprender para aprender juntocom os alunos.
ResponderExcluirsou professora do CEAPEM, onde temos varias fontes de informaçôes,via internet,jornais,revistas,etc.Ha uma sala de recursos multifuncionais,duas salas com computadores adaptados para deficientes auditivos e visuais,nos quais desenvolvem varios trabalhos com alunos e professores que contribuem com a construçâo do conhecimento.
ResponderExcluirComo a Maria, também sou insegura no uso da informatica, pois o ritmo de novidades é muito acelerado.
ResponderExcluirConcordamos em gênero número e grau com o que Cristiano postou - a verdade pode não ser "a verdadeira" - devemos aprender a aprender.
ResponderExcluirAndreia Pinheiro,eu condor com você que somos eternos ap
ResponderExcluirrendiz
Sabe Paulo em não ser atropela por essa tecnologia que eu
resolvi enfrentar meus medos
Sonia
De acordo com a postagem de Andrea Pinheiro quando cita "tenho muito para passar aos meus alunos", temos que refletir sobre essa questão, pois também podemos aprender muito com nossos alunos, vários estão a frente em muitos conhecimentos. É necessário que o professor busque formação constante para que dessa maneira possa contribuir com o ensino/aprendizagem.
ResponderExcluirIdéias muito bem colocadas, Creusa e Mônica!!!
ResponderExcluirEm poucas palavras expressaram nossa grande necessidade de aprender e estarmos atualizados.
Parabéns meninas!!!
Concordo com o professor PAULO que colocou de forma clara e objetiva a função da escola e do professor frente aos desafios apresentados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação e a postura que devemos tomar. Faço minhas as suas palavras. Parabéns!
ResponderExcluirA tecnologia da informação faz-se presente nas escolas através dos laboratórios de informática proporcionando aos alunos maior autonomia de acesso, adquirindo informações variadas, conforme interesse, transformando-as em conhecimento. Enquanto professoras atuantes nos atualizamos constantemente atendendo as novidades e necessidades tecnológicas manifestadas pelos alunos.
ResponderExcluirComo disseram as anônimas Creusa e Mônica, o perfil do aluno mudou, bem como o da sociedade como um todo. Nós professores precisamos acompanhar essa mudança se quisermos sobreviver na nossa profissão. Negar esse fato não o fará deixar de existir.
ResponderExcluircomo disse Fran eu concordo quando cita algo a respeito do conhecimento adquirido além dos muros escolares e sobre a capacidade que nossos alunos tem para nos ensinar a sermos humildes a aprendermos com eles e para eles...
ResponderExcluirO caminho ao sucesso dentro da escola está vinculado ao interesse de professores e alunos, no entanto, Laura, muito interessante seu comentário e disponibilidade em aprender sempre!!!!!!
ResponderExcluirO ano de 2008 foi muito proveitoso pois aprendemos muito sobre as novas tecnologias e informmções para nos ajudar em nosso trabalho. Nesse ano estamos com o mesmo objetivo para aprende coisas novas e estamos sempre aem busca de novos conhecimentos pessoais .
ResponderExcluirAlda e Patrícia.
Interessante essa postura da Vanderleia de formação e construção é o caminho em se aprender e ensinar respeitando maneira de cada um em adquirir conhecimento...
ResponderExcluirQuando MONICA e CREUSA descrevem a importancia de se trabalhar com consciência e qualidade. Recai sobre nós a necessidade de estudar e se atualizar SEEEEEEEMMPRE!Por mais que muitos não aceitem, vocês estão com toda razão!
ResponderExcluirPaulo... quer juntar-se à Equipe José Mokarzel? rsrsrs
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo, muito bem colocadas as palavras.
Como educadora no mundo contemporâneo, onde os avanços tecnológicos e as fontes de informação estão crescendo a cada dia, sou aprendiz em busca de novas possibilidades de atualização e formação para enriquecer minha prática pedagógica.E com as constantes transformações, o ensino da Arte e de outras áreas do conhecimento, exige que nós educadores estejamos conectados com o mundo e abertos ao aprendizado de novos conceitos, princípios e valores. Sendo assim, me vejo em um processo contínuo de reflexão e ação, no qual estou preparada a ampliar minhas experiências em "aprender a aprender" para, posteriormente, "aprender a ensinar".
ResponderExcluirComo educadora, busco minhas informações em jornais,revistas e via internet, costumo filtrá-las e transferir aos alunos, gosto e até motivo-os para que exponham os seus pensamentos e conclusões sobre o assunto abordado,pois isso faz com que a informação se transforme em conhecimento. No ambiente escolar ainda não consegui ter acesso a internet em conjunto professor/aluno para encontrarmos informações de interesse mútuo.
ResponderExcluirPaulo, gostamos do seu comentário, sentimos que essa é a realidade dos nossos alunos.
ResponderExcluirCristiano esta frase usada por vc."aprender a aprender" de P. Freire é fantástica.
Concordamos também ( Patrícia e Alda) com a opinião do colega Cristiano quando fala a respeito de nós professores estarmos sempre em constante aprendizado tendo que aprender aprender e como ele disse se for necessário até mesmo desaprender.
ResponderExcluirComo bem disse o professor Paulo, temos também a mesma visão , de que devemos sempre estarmos abertos as inovações e principalmente, estarmos atentos as mais variadas maneiras de ensinar aproveitando bem todos os recusos que temos.
ResponderExcluir( Patrícia e Alda)
Estamos em constante aprendizagem! Precisamos dominar as novas tecnologias, usando-as como aliadas no processo de ensino aprendizagem! Com ela, podemos criar oportunidades de ensino bem significativas para nossos alunos.
ResponderExcluirSueli.
Achei muito interessante a resposta do Cristiano, falou da importância do aprender e da leitura de tudo o que nos é passado e de termos consciência do que não sabemos.
ResponderExcluirComo disse a Josicelle, é importante aprimorar nossa prática como educador, sempre buscando novos caminhos para uma aprendizagem efetiva e consciente e o uso destas tecnologias em nossa rotina é uma forma de aprimoramento!!!
ResponderExcluirComo educadoras estamos sempre buscando novos conhecimentos,para melhorarmos em nossa prática pedagógica,porém em nossa escola não há computadores para utilarmos com os alunos,pois somos professoras de uma E.M.E.I.
ResponderExcluirPossui um computador com internet para uso da secretaria da escola.
Concordamos com Giovana, pois como educadoras devemos sempre estarmos abertas a novos conhecimentos, e sempre prontas a aprender e melhorar em nossa prática pedagógica.
ResponderExcluirEliane você está corretíssima em estar sempre buscando novos conhacimentos dentro dessa área, atavés de outras fontes e recursos, pois também estamos sempre em contato com novas tecnologias para melhorarmos nossa prática em sala de aula.
ResponderExcluirFran eu concordo quando vc cita a respeito do conhecimento adqueridos além dos muros escolarese sobre a capacidadede aprender com nossos alunos .
ResponderExcluirNa minha realidade profissional,no meu local de trabalho como educadora infelismente não tenho acesso a essas atualizações,porém,apesar de não adquirir essa tecnologia perto de mim, eu também não deixo de buscar sempre novos conhecimentos e informações que chamam a atenção da nossa sociedade e que fazem parte da nossa realidade.
ResponderExcluirAnalisando o tempo das duas semanas de curso, afirmo que a minha expectativa de participação on-line dos cursistas foi de uma proporção bombástica. Agora são 21:03h temos 5 usuários on-line e o blog já tem 2356 acessos (isso porque é a última semana da novelinha). Parece que acessar o blog e postar comentários seja simples, mas não é, este hábito poucos educadores exercitavam. Agora praticamente todo os cursistas. "Como em nossa realidade só sobrevive aquele que tem acesso à informação e opinião formada frente à ela, como professor, além de ensinar os conteúdos propostos, procuro fazer com que o aluno tenha competência de adquirir as informações em diferentes meios e de diferentes pontos de vista, interpretá-las e a partir disso formar opinião sobre a mesma. Nesse processo, sempre aprendo muito, já que a troca de opiniões favorece a aquisição do conhecimento." [Copiei] e [colei] o post do Paulo,o que fiz, isso não é função do professor. Agora veja:"Como bem disse o professor Paulo, temos também a mesma visão , de que devemos sempre estarmos abertos as inovações e principalmente, estarmos atentos as mais variadas maneiras de ensinar aproveitando bem todos os recusos que temos.
ResponderExcluir( Patrícia e Alda)" Construir seu conhecimento baseado nas informações coletadas ... Parabéns Paulo, Patricia, Alda, diretores, ATPs, professores, gestores pela inciativa e participação ativa nos encontros presenciais e à distância. Aqui fecho os comentários desse post. Quem quiser comentar pode fazer tranquilamente. Qualquer coisa estamos a disposição.
Como educadora procuro me atualizar e conhecer os recursos tecnológicos inovadores. É muito importante, seja em qualquer função na escola, que o educador se adapte aos avanços das TICs para que não se torne um analfabeto funcional.
ResponderExcluirConcordo quando Paulo diz que nós educadores temos que estar sempre buscando novos meios de informações e conhecimentos para podermos transmitir aos nossos alunos.Estamos no caminho certo não é mesmo.
ResponderExcluirRogério, estou de pleno acordo quando cita o final da novela, percebe-se que estamos com sede de saber e aprender cada vez mais.Os monitores estão de parabéns.....
ResponderExcluirDe acordo com o que Adriana disse concordamos plenamente : Somos eternos aprendizes ainda mais se tratando de tecnologia, que a cada momento surge inovação com ritmo acelerado.
ResponderExcluirVivemos num mundo tecnológico, porisso temos a obrigação de estruturarmos nossa ação através da tecnólogia.
ResponderExcluirQue a tecnologia deve ser disponibilizada a qualquer pessoa de maneira flexível para que possa interagir entre o trabalho e a educação. Por isso é de grande importância que os professores procurem buscar constantemente novos conhecimentos para inserir novas tecnologias e melhorar cada vez mais sua prática em sala de aula.
ResponderExcluirA entrevista de Dowbor explicita uma percepção positiva e investigadora sobre o papel da escola na formação dos alunos numa visão de futuro, havendo necessidade de organização de fontes de informação nos diferentes espaços de cultura, produzindo conhecimento.Há necessidade de flexibilidade entre trabalho e educação oportunizando produção de mão de obra qualificada educando para vida.
ResponderExcluirIzy o comentário apresenta-se oportuno pois cabe a cada profissional ter acesso ao conhecimento usando estratégias presentes... é esse o caminho... aprender sempre.
ResponderExcluirCristiano concordamos com sua idéia devemos estar prontos à novas experiências... meios para formação pessoal e profissional aprendendo para a vida com sustentabilidade, competência e informação.
ResponderExcluirEnquanto educadores somos eternos aprendizes, devemos estar sempre preparadas para a mudança, nos propoprcionando descobertas, superando limites e conhecendo o novo sempre.
ResponderExcluirEncarando sempre os fracassos, pois eles não podem ser considerados negativos e sim um ponto reflexivo e algo positivo para uma grande vitória.