segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CURSO 100 HORAS( FORMADOR JESIEL)- Entrevista com Maria Elizabeth B. de Almeida

Com base na entrevista sobre o Tema:"Tecnologias trazem o mundo para a escola" comente:Como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade?O que mudou na escola na última década, no sentido de atender às novas demandas?

27 comentários:

  1. A escola esta tentando acompanhar as novas tendências e ainda há certa resistência em aceitar a tecnologia como auxiliadora no processo pedagógico. Teme- se que a máquina substitua o homem; pode a máquina compartilhar emoções? xpressar sentimentos, entender expressões da face? a maquina pode fazer muito mas pára se lhe puxarem a tomada.O homem continua e supera as dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. A escola tem buscado informatizar principalmente seu corpo docente para atender às novas demandas e assim instruir os mesmos para utilizar as TICs.

    ResponderExcluir
  3. A escola deve se adequar as exigências tecnológicas do mundo globalizado formando cidadãos conscientes, críticos e que saibam usar o computador como uma ferramenta de trabalho para aprimorar seu próprio conhecimento e ser o transformardor da realizadade que o cerca, pois hoje a demanda exige criticidade e autonomia para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Acho que facilitaria muito a apredizagem do aluno se este estivesse acesso a tecnologia em sala de aula, isto com a orientação dada pelo seu professor.Seria uma troca de conhecimentos e experiências aluno-prof,prof-aluno.

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula /Maria Lucia27 de agosto de 2009 às 16:01

    Apesar das mudanças ocorrerem de maneira lenta em educação,nota-se grande interesse nas politicas publicas em implementar a informatica educacional.Mas esbarra na formação do professor.

    ResponderExcluir
  6. Não podemos negar o processo histórico do qual fazemos parte, sendo assim assumir as novas tecnologias na escola é tarefa urgente. Garantir que jovens tenham acesso às técnicas e informações de forma clara e correta fara com que tenhamos de fato a democratização do ensino. Nas últimas décadas programas e parcerias como PROINFO tem colaborado para que a escola seja de fato espaço de oportunidades para novas conquista.

    ResponderExcluir
  7. Nilda Oliveira e Waléria Meduneckas27 de agosto de 2009 às 16:02

    É NA ESCOLA QUE A MAIORIA DOS ALUNOS SE APROPIAM DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO, DANDO ASSIM A OPORTUNIDADE DE MUDAR A SOCIEDADE.
    SENDO ASSIM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS A ESCOLA SÓ TEM GANHOS COM A INSERÇÃO DA TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, DANDO OPORTUNIDADES NO CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL, CULTURAL E SOCIAL DE CADA UM TORNANDO UM CIDADÃO PARTICIPATIVO, INSTRUIDO E CRÍTICO, PRINCIPALMENTE NUM PAÍS ONDE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TEM ACESSO A CURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS.

    ResponderExcluir
  8. O interesse de aprimoramento, busca de conhecimentos, oportunidades.

    ResponderExcluir
  9. Nilda Oliveira e Waléria Meduneckas27 de agosto de 2009 às 16:06

    Retifica-se a palavra "apropriam" no comentário acima.

    ResponderExcluir
  10. No atual momento, temos que consider que a escola esta um pouco atraso em relação a tecnologia, porem cabe a ela, e aos educadores, apontar caminhos para utilização de forma agradavel e produtiva, conseguindo com isso a ampliação do conhecimento dos educandos.

    ResponderExcluir
  11. paulo sergio pinheiro rosa27 de agosto de 2009 às 16:09

    A escola coloca-se diante deste novo panorama de forma pró-ativa, não sendo somente expectadora do conhecimento, traduzindo esta linguagem informativa em possibilidades únicas para as pessoas transformando em igualdade social, a formação de qualquer individuo, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não pode ser pensada como algo que acontece somente no ambito da escola, ela deve auxiliar as pessoas a aprender continuamente ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  12. Pensamos que a escola está se despertando para a necessidade de mudanças no processo ensino-aprendizagem frente a rápida evolução tecnológica;
    Está havendo um grande esforço em investir na formação do professor e do aluno,bem como em equipamentos para acesso de ambos.

    ResponderExcluir
  13. Retifico a palavra expressar do primeiro comentário

    ResponderExcluir
  14. A escola tem iniciado neste processo de modernização capacitando os professores e equipando as salas com os recursos necessários, porém ainda é apenas o começo de uma jornada a trilhar.

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com as colegas Ana Paula e Maria Lúcia, quando diz: a formação dos professores é essencial para o sucesso da informática educacional.

    ResponderExcluir
  16. É interessante o comentário feito pela colega Vanessa, vale a pena ressaltar a importância da parceria realizada em pról a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  17. Segundo Pozo,a escola não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, então cabe à nós professores ajudá-los a administrar tantas informações, visando a geração de conhecimento e principalmente nos organizarmos para uma assimilação crítica dessas informações.

    ResponderExcluir
  18. A informatização dos professores é o passo principal para
    o sucesso da informática e uso de novas tecnologias na escola, pois é normal o ser humano apreciar aquilo que domina.

    ResponderExcluir
  19. Acredito que a educação ainda tem muito a caminhar neste processo desde o domínio dos educadores de diferentes tecnologias e saber uzá-las de maneira a ampliar as possibilidades de aprendizagem das crianças, a disponibilidade destes recursos dentro da escola.

    ResponderExcluir
  20. Tenho a impressão que a escola ainda caminha a passos lentos, enquanto lá fora as tecnologias estão fervilhando, as crianças tem mais acesso as tecnologias fora da escola.
    A escola deve correr atrás do prejuízo atualizando e formando primeiro seus educadores para acompanhar esse processo em ebulição.

    ResponderExcluir
  21. DESCULPEM o erro uSá-las...

    ResponderExcluir
  22. Acredito que a escola precisa sim investir mais nas TICs, juntamente com a formação de profissionais e principalmente na reformulação do currículo, pois ainda temos uma concepção de currículo fechado e que não aborda o aluno e suas vivências extra-curriculares, que se valoriza conteúdos e não o desenvolvimento de habilidades e competências.

    ResponderExcluir
  23. Suzana Santos e Bruna Lima26 de setembro de 2009 às 16:29

    A escola tem buscando se adpar as novas tecnologia,a escola não pode ficar para trás no que diz respeito as mudanças que acontece no dia-a-dia em especial no mundo tecnologico, atendendo as necessidade e inserindo o professor no mundo digital.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que as escolas estão se atualizando cada vez mais com as tecnologias, principalmente a informática e isso é importante para o processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  25. Essa tecnologia veio pra ficar, e quem não se atualizar ficará pra trás,pois o tempo não para por isso nos devemos atualizar constantemente para assim crescermos profissionalmente como futuros educadores e podermos colocar em prática tudo o que aprendemos com a tecnologia e aplicá-la da melhor forma possível beneficiando o processo ensino-aprendizado.

    ResponderExcluir
  26. O texto retrata a realidade de muitas escolas.A necessidade do professor trabalhar de forma interdisciplinar dentro da sala de aula utilizando principalmente o MUNDO FANTÁSTICO DA INFORMÁTICA como ferramenta para desenvolver o conhecimento do aluno.

    ResponderExcluir
  27. Maria Aparecida e Maria Elisa6 de outubro de 2009 às 08:15

    No interesse de aprimoramento e busca de conhecimento e oportunidades a informatização dos professores é o passo principal para o sucesso da informática e uso das tecnologias na escola, pois é normal as pessoas apreciar aquilo que domina.

    ResponderExcluir