segunda-feira, 24 de agosto de 2009
CURSO 100 HORAS - FORMADOR ROGERIO - TURMA 6 - Entrevista com Maria Elizabeth B. de Almeida
Com base na entrevista sobre o Tema:"Tecnologias trazem o mundo para a escola" comente:Como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade?O que mudou na escola na última década, no sentido de atender às novas demandas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A escola tenta se adaptar a esse novo panorama, porém ainda tem deixado muito a desejar. Mesmo diante de tanta tecnologia, os únicos recursos utilizados pela maioria dos professores são giz e lousa. E muitos daqueles que tentam utilizar as Tics são despreparados.
ResponderExcluirA escola tem se equipado através da capacitação de professores para trazer aos alunos esta inovação no mundo digital. Creio que estamos progredindo no sentido de se atualizar para atender aos alunos que já nascem preparados para vivenciar um mundo informatizado.
ResponderExcluirA escola vem procurando atender as exigencias desse novo panorama, porém isso acontece a passos lentos. Já avançamos muito mas ainda deixamos muito a desejar.
ResponderExcluirA escola ainda está em processo de rompimento com antigos paradigmas esforçando-se para inserir-se no novo modelo de transmitir conhecimentos através das TICs. Embora, o governo contribua fazendo a sua parte, ainda há muito o q melhorar.
ResponderExcluirAs novas tecnologias serão utilizadas de maneira interativa dentro do currículo dos alunos mas, sem denominação específica. Superando com isso, a ideia do currículo prescrito, economizando tempo e obtendo um registro objetivo.
ResponderExcluirAcredito que a escola iniciou efetivamete esse processo de adaptação ao mundo informatizado a partir do século XXI, visto que as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos. A escola tem a função de adaptar-se a esse novo mundo, já que as crianças desse mundo contemporâneo já não mais se satisfazem com os conhecimentos adquiridos com o uso do giz e lousa. Sendo assim a escola não pode continuar com suas ferramentas obsoletas diante de uma infinidade de informações e recursos que o mundo globalizado e digitalizado oferecem.
ResponderExcluirA escola está caminhando, mas a passos lentos...
ResponderExcluirHá uns dez anos temos laboratórios de informática e agora que estamos vendo maior preocupação com a capacitação dos profissionais da educação. Hoje, os profissionais estão sentindo a necessidade de conhecer e utilizar os recursos disponíveis. Podemos dizer que isso é um grande avanço,de um lado educadores como imigrantes digitais e do outro, nossos alunos, que são frutos de uma geração digital, embora nem todos utilizem as ferramentas para adquirir o conhecimento, cabendo a nós motivá-los. 26/08/2009
Diante das inovações constantes das tecnologias, a escola caminha para sua estabilidade na informática educacional buscando sua identidade de escola do futuro. Até aqui, vê-se que houve avanços significativos visando a inclusão digital nas escolas, proporcionando oportunidades de aprendizagem e comunicação para todas as classes.
ResponderExcluirA escola tenta oferecer esta nova tecnologia aos alunos, sendo ainda um recurso muito limitado. Algumas escolas tem proporcionado aos educadores preparação para utilizar esta tecnologia, embora a grande maioria das escolas tem carencia de equipamentos.
ResponderExcluirAs escolas estão tentando adaptar-se a esta nova era da informática;porém muitos profissionais da educação ainda resistem ao uso da tecnologia em sala de aula,ora por falta de recursos bem como despreparo profissional.
ResponderExcluirAs escolas estão se adaptando,o mundo tecnológico exige mudanças. É um desafio, sendo necessário que os educadores sejam capacitados para levem esse conhecimento para os educandos.
ResponderExcluirPara haver mudança na escola diante desse paradigma é essencial a preparação de professores com essa tecnologia que poderá transformar a si mesmo e também o outro, enriquecendo sua prática pedagógica.
ResponderExcluirO professor também necessita ter interesse em inovar diante do avanço tecnológico.
Em primeiro lugar, professores devem procurar se capacitar para recursos tecnológicos, pois, no interior da sala de aula ocorre a modernização, a importância da capacitação dos professores tem que ser a priori, temos alunos dominando com competência os novos recursos e alguns professores acabam deixando a desejar.
ResponderExcluirApesar dos esforços da escola para inserir em seu meio as novas tecnologias, ainda existe resistência de alguns professores quanto ao uso dessas ferramentas, talvez pelo medo do novo. A medida que os professores vão se qualificando na área, certamente a escola estará preparada para receber os alunos que já trazem uma bagagem tecnológica.
ResponderExcluirA todos obrigado pela Participação e façam comentários dos cursistas. Abraços
ResponderExcluirFazer uma reflexão dos textos de MARIA ELIZABETH e de JUAN IGNÁCIO é o mesmo que dizer que à nova aprendizagem requer uma conectividade da informatização com os parâmetros escolares, vivenciando que ficar apenas no currículo escolar é coisa passada, pois o aprender não é apenas entre 04 paredes, na sala de aula e sim, com o meio. Há fracassos escolares, como também há avanços, paradoxos esses a serem repensados por nós docentes, ampliando cada vez mais o senso crítico de cada docente e de cada discente.
ResponderExcluirComo hoje qualquer pessoa alfatetizada pode criar sua própria página da Web e divulgar suas idéias e acessar as de outros.
ResponderExcluirEntão assim como a escola já não é a 1ª na fonte de conhecimento, e ela não pode ser a provedora de tudo em se tratando de informação.
E como os autores afirmam que estamos mudando as formas de aprender então isso requer novas formas de ensinar dos professores.
Isto é mudando a forma de pensar e de dar aula de "alguns professores também teremos mudança em nossos alunos.
Como Silvana Bueno disse: As escolas estão se adaptando,o mundo tecnológico exige mudanças. É um desafio, sendo necessário que os educadores sejam capacitados para levem esse conhecimento para os educandos.
ResponderExcluirTalvez ainda num futuro não muito distante nós estaremos melhor adaptados a esse mundo, com mais ferramentas, mais cursos talvez e uma garra muito grande de quem é brasileiro e não desiste nunca
Como Cláudia e Cleusa disseram: Apesar dos esforços da escola para inserir em seu meio as novas tecnologias, ainda existe resistência de alguns professores quanto ao uso dessas ferramentas, talvez pelo medo do novo. A medida que os professores vão se qualificando na área, certamente a escola estará preparada para receber os alunos que já trazem uma bagagem tecnológica.
ResponderExcluirE não vai demorar muito isso. Como a grande maioria de professores tem acesso a computador e internet, esse futuro já é promissor e seremos beneficiados com essa busca constante do professor de sempre inovar. Talvez o medo do novo acabe, depois que ele descobrir que não é um bicho de sete cabeças. Parabém Cláudia e Cleusa pelo comentário.
Waleria disse:
ResponderExcluirÉ na escola que a maioria dos alunos se apropriam do conhecimento tecnológico, dando assim a oportunidade de mudar a sociedade.
Sendo assim nas últimas décadas a escola só tem ganhos com a inserção da tecnologia em sala de aula, dando oportunidades no crescimento pessoal, profissional, cultural e social de cada cidadão,tornando-o participativo, instruído e crítico,principalmente num país onde profissionais da educação tem acesso a cursos tecnológicos educacionais.