Com base na entrevista sobre o Tema:"Tecnologias trazem o mundo para a escola" comente:
Como a escola se coloca diante desse novo panorama da sociedade?
O que mudou na escola na última década, no sentido de atender às novas demandas?
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
CURSO 100 HORAS - FORMADOR ROGERIO - TURMA 4 - Entrevista com Maria Elizabeth B. de Almeida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como a tecnologia está influenciando diretamente o nosso modo de viver, é fundamental que tenhamos o domínio das mesmas. Quanto seu uso na prática pedagógica, tornará as aulas muito mais significativas e prazerosas, desde que com objetivo definido.
ResponderExcluirA pesquisadora Maria Elizabeth trata de um assunto atual e importante; pois nós educadores sabemos da necessidade de trazer essas novas tecnologias para a escola.
ResponderExcluirElaine Almeida
Laura Pereira
A escola tem buscado se adptar as TCIs tando do ponto de vista de físico como também se preocupando fom a formação continuada dos educadores para acompanhar as mudanças tecnologicas e a clientela que hj se faz presente nesta década.
ResponderExcluirMônica
A escola ainda deixa a desejar quanto as TICs, pois muitos recursos tecnológicos não estão disponíveis para a prática do professor; colocando-o numa situação difícil, se quiser utilizar algo diferente têm que utlizar recursos próprios. As mudanças que observo são os cursos oferecidos sobre o assunto, laboratórios de informática nas UEs e até nos finais de semana se quiser a comunidade pode ter acesso com o programa "Escola da Família".
ResponderExcluirJosicelle
O sistema educacional não tem mudado muito, as escolas ainda continuam com classes separadas por turmas e grades horárias e horário para serem obedecidos. A meu ver a única mudança foi a inclusão dos Laboratórios de Informatica que também possuem um horário rígido para ser obedecido e nas aulas vagas permanecem trancados,não tendo acesso à eles os alunos.
ResponderExcluirVera Lucia Boni Rolim e Sonia Regina dos Santos Silva
Na nossa cidade as escolas estão se adequando com instalações dos laboratórios de informática e formação contínua de professores. A mudança ocorreu com relação à ampliação de laboratórios, substituição de equipamentos, organização das aulas e acesso à internet.
ResponderExcluirA escola tem se mostrado aberta a esta nova realidade e de forma positivista, na expectativa de acompanhar os anseios dos educandos de nosso tempo.
ResponderExcluirInfelizmente a mudança tem acontecido de forma lenta, apenas alguns profissionais da educação se mostram preparados para tal necessidade.
Interessante a ideia de se ter um computador nas salas de aula como recurso a mais na busca de novos conhecimentos.
ResponderExcluirA entrevista foi muito produtiva porque mostra que a era digital esta chegando para ficar e quem não se aprimorar ficará de fora.
Eliane Morais Oliveira e Andréa Pinheiro.
nder melhor, com isso ira me ajudar a realizar meu trabalho com mais conhecimento e isso quem vai ganhar sou eu e com certeza meus alunos.
ResponderExcluir1-´É essencial que possua essa ferramenta de produção para colaboração de conhecimentos.
ResponderExcluir2-Houve uma mudança de conceitos , o fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem novas tecnologias.
A escola vem se adaptando aos poucos as TICs, de acordo com seus recursos. Tem investido na formaçao continuada de seus educadores acompanhando as mudanças tecnologicas da atual decada.
ResponderExcluirCreusa
A escola de um modo geral está tentando se adaptar as novas mudanças, fazendo com que o aluno tenha maior contato com as TICs através das aulas de informática educacional.Para o professor o uso das TICs aperfeiçoa sua prática pedagógica.
ResponderExcluirNo decorer dos anos para acompanhar essas mudanças as escolas vem sendo organizadas e supridas com equipamentos mais avançados.
No meu ver vejo que a escola tem mudado muito diante desse novo panorama ,porque antigamente ninguem conhecia o computador eas tecnologias ,hoje já esta tudo mudado ;Todas escolas estão preparados para essa nova tecnologia ,temos professores mais de informatica mais capaacitados e alunos mais interessados ,principalmente quando trabalhamos atividades educativas .
ResponderExcluirAcredito que o curso nos insere no contexto a que se refere a pesquisadora Beth Almeida. Buscamos aprofundar nossos conhecimentos relativos às TICs e ativá-los em nossa prática pedagógica de maneira que nós e nossos alunos façamos parte do mundo tecnológico que agiliza nossas atividades e complementa nossos conteúdos, abrindo um leque de possibilidades.
ResponderExcluirÉ um desafio muito grande, pois para inserirmos nessa sociedade informatizada, a escola necessita que todos os educadores sejam capacitados e sintam seguros para que levem para suas salas de aulas, informações atualizadas e produção de conhecimento utilizando as TICs.
ResponderExcluirA escola vem tentando aprimorar seu trabalho em relação às tecnologias, procurando capacitar os professores interessados. Em outros casos, os professores também já estão até realizando cursos à distância.
ResponderExcluirPercebemos interesse por parte do governo em relação a esta questão, pois a iniciativa de realizar este curso, já demontra a preocupação em fazer com que os educadores se sintam preparados para o uso destas tecnologias em suas salas de aula, tornando-as mais interessantes e eficazes.
Giovana/Sueli
A escola não pode ficar atrás no que diz respeito as novas tecnologias, em especial no campo da informática. Acompanhar o desenvolvimento, ou melhor, colaborar para que ele ocorra, é tarefa da escola. Cursos como o ProInfo visa atender essa necessidade, inserindo o professor no mundo digital.
ResponderExcluirA nossa precisa com certeza dessa tecnologia e nos professores sempre indo em busca dessa, para nosso trabralho seja de boa qualidade.
ResponderExcluirMaria
Galerinha, passei por aqui pra ler os comentários e veja só: "a tecnologia está influenciando diretamente o nosso modo de viver" segundo o Paulo, isso é fundamental. Segundo a Elaine e a Laura, "pois nós educadores sabemos da necessidade de trazer essas novas tecnologias para a escola", temos total consciência disso."Infelizmente a mudança tem acontecido de forma lenta, apenas alguns profissionais da educação se mostram preparados para tal necessidade" segundo a supervisora Silvana. É muito sério esta preocupação de que nem todos os educadores aceitam esta mudança. Falta laboratório de Informática totalmente voltado pra este tipo de linguagem. Segundo a prof Vera Rolim e a Sonia ... realmente o laboratório de informática só funciona no dia dele, fora isso os alunos não acessam. É preciso refazer os paradgmas da informática de Itapeva. "É um desafio muito grande, pois para inserirmos nessa sociedade informatizada, a escola necessita que todos os educadores sejam capacitados e sintam seguros para que levem para suas salas de aulas, informações atualizadas e produção de conhecimento utilizando as TICs." texto de Adriana Lima ... Copiei todo seu texto Dri, porque o desafio é fazer a educação acompanhar o rítmo do avanço tecnológico e a sociedade, falta as ações pedagógicas porque o recurso já temos, ainda não é o ideal. Imagine nossos alunos digitando sua redação ou argumentando a sua aula sobre Geografia num blog? Meus amigos aproveitem o máximo do curso e que Deus abençoe a todos
ResponderExcluirLegal Rogério. Estou gostando da proposta do curso. Era o que a gente estava mesmo precisando
ResponderExcluirHá que se lançar mão ao uso das TICs, pois, conforme Paulo Cesar disse,estas vêm cada vez mais influenciando nosso cotidiano e prática pedagógica, indo esse pensamento de encontro com o da Eliana Barreto que reflete que "a escola de um modo geral está tentando se adaptar as novas mudanças", sendo tal proposta de caráter fundamental para alcançar-se o tão almejado ideal de que todos os professores em sala de aula sejam professores-monitores, cuja colocação foi refletida pelo Professor Rogério em nossa última aula, né Professor???
ResponderExcluir