Olá cursista!
"Realize um exame de consciência em relação à sua prática docente!"
Quem sou como professor e aprendiz?
"Realize um exame de consciência em relação à sua prática docente!"
Quem sou como professor e aprendiz?
Plataforma dos participantes do Curso Proinfo Integrado "Introdução à Educação Digital" e Proinfo Integrado "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC"
Eterno Aprendiz
ResponderExcluir..."é assim que venho tentando ser professora, assumindo minhas conviccções,disponível ao saber, sensível a boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome do respeito que me tenho e aos educandos."
Falou (escreveu) bonito em Manu! Gostei de ver!
ResponderExcluirSomos educadoras em busca de novos conhecimentos para um novo despertar profissionalmente e com isso levarmos nossos alunos a uma constante evolução de aprendizagem para a vida e para o mundo de forma crescente e evolutiva.
ResponderExcluirComo Educadora em constante aprendizagem em meu dia a dia... cada vez mais aperfeiçoando meus conhecimentos, Pois e assim que tem que ser na sociadade em que vivemos, buscando sempre conhecer oque é novo...mesmo com todas as dificuldades...assim fazendo a nossa parte na educação contribuindo para sua evolução.
ResponderExcluirEm decorrencia da constante mudança tecnologica que vivemos, enqunto professor digo que sou um questionador, onde, coloco um dado conhecimento e procuro explora-lo da maneira em que o aluno adquira seu proprio ponto de vista refletido na realidade. Como aprendiz sou um explorador de tendencias, onde procuro me adequar ao que pede a realidade, para assim poder alcançar os objetivos que a sociedade atual propoe.
ResponderExcluir"O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto
ResponderExcluirNesta busca de ensinar, eu como educadora, vou aprendendo em busca de novas informações e conhecimento.
Não concordo com Pozo quando diz que "...cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender", não vejo como um fracasso, mas uma experiência cheia de tentativas, umas com êxito, outras nem tanto, mesmo que o conhecimento hoje possa ser questionado a todo instante, o que se aprendeu no passado só vem a complementar o futuro,ainda que ambos sejam paradoxais, considero o erro como didático, hoje com a informação em massa, aprendo mais, porque ensino mais.
Superado? Jamais, pois as TIs criam novas formas de socializar o conhecimento, oportunizando momentos novos de nos alfabetizar e de nossos alunos, permitindo assimilar criticamente às informações e difundindo idéias. Faz-se necessário aprender a conviver com as diversidades das perspectivas da incerteza, desta forma construindo um novo ponto de vista, elaborando um diálogo entre a dúvida e a (in)certeza.
ResponderExcluirMuito legal Bruna Lima...Gostei do comentario, afinal, todo dia é dia de aprender!
ResponderExcluirBem, sou uma professora que está sempre aprendendo, me informando e auxiliando meus alunos a formarem suas opiniões a respeito de informações, dentro ou fora do conteúdo escolar.
ResponderExcluirRejane Moraes, adorei essa frase: "O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto.
ResponderExcluirÉ a primeira vez que a vejo, conte-nos mais sbre esse autor.
Legal mesmo!
O que mais gostei desses comentários é que todos os cursistas se consideram professores que necessitam aprender e que querem aprender para serem cada vez melhores professores e é verdade pois caso contrário não estariam estudando pra valer as duas horas da tarde enquanto poderiam estar fazendo outra coisa. Isso demonstra que estamos tentando detectar e desenvolver as características dessa necessária sociedade da aprendizagem. Parabéns a todos pela ativa participação no debate e nos comentários dessa postagem.
ResponderExcluirSou e serei eterna aprendiz,pois a necessidade do conhecimento esta colacada com muita clareza o que leva o professor a construir ou reconstruir o conhecimento.
ResponderExcluir''A construção do conhecimento começa com a construção da capacidade de construir''
Ser professor e estar preparado para mudar sempre, querer aprender e querer ser ensinado a todo momento, saber resignar e compreender a capacidade e o limite de seu aluno, levando-o a superar seus limites e acreditar em suas competências e habilidades, respeitar suas atitudes e individualidade, incentivar a convivência sadia, ser suporte da construção de um ser humano e mundo melhor e um eterno aprendiz.
ResponderExcluirMinha identidade...
ResponderExcluirComo professora... busco, antes de tudo, conhecer a realidade dos meus alunos e diagnosticar sobre o que já conhecem e não conhecem, conforme a faixa etária. Procuro estar aberta a novas tecnologias, como fonte de pesquisa a fim de aperfeiçoar minhas aulas e estar em contato permanente com minha equipe.
Como aprendiz... reconheço que a aprendizagem é um processo contínuo e por isso sei que devo me capacitar sempre cada vez mais, pois as informações e tecnologias estão em todo lugar e evoluindo de forma rápida. Percebo que não posso ficar alheia ao novo e ter coragem para sair do comodismo que por vezes me acomete, no intuito de interagir com meus alunos e converter a informação em conhecimento a fim de prepará-los ao contexto dentro do qual estão inseridos.
Concordo com o post do Lucas, no sentido de que, como professores, devemos mesmo questionar, explorar e nos aprofundar nos conhecimentos adquiridos e instigar os alunos a pensarem, refletirem e a terem suas próprias idéias.
ResponderExcluirRejane, achei interessante seu comentário, pois mesmo que não obtenhamos êxito em todas as tentativas, certamente todas são válidas e trazem aprendizado.
ResponderExcluirDani, Estar ciente que o aluno deve ser nossa prioridade, já é um passo para o sucesso do professor, principalmente quando reconhecemos que não somos mais o centro do aprendizado, esta troca e busca constante, faz com que nos tornemos um eterno aprendiz.
ResponderExcluirJesiel, parabéns para vc, que nos faz acreditar que podemos ser melhor sempre, a troca de experências na sala, este modo único seu de nos envolver, compartilhar, deixa-nos bem a vontade pois compreendemos que nossas limitações podem ser superadas e melhoradas, pois o querer aprender parte individualmente quando temos novas motivações.
ResponderExcluir"(...)aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo:
ResponderExcluircada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender." Juan Ignacio Pozo
Como Educador busco sempre aprender e tento cumprir com os preceitos de transformar o conhecimento em aprendizagem, não só pra mim mas para todos com quem convivo, mas me deparo com uma verdade declarada por Pozo, o fracasso na tentativa de aprender, porém, esse fracasso não pode ser encarado como algo negativo mas sim como um incentivo para continuar a descobrir novas formas de Educar e descobrir conhecimentos para aprendermos juntos. Somos todos contantes aprendizes, essa é uma exigência de nossa racionalidade.
É verdade Paulo Sérgio, o objetivo deve ser facilitar a aprendizagem... proporcionar descobertas... conhecimento com significação pessoal... sempre através da troca e da busca incessante!
ResponderExcluirRejane, gostei muito da sua frase e do seu comentário
ResponderExcluirParabéns.....
Paulo Sérgio, gostei muito da sua reflexão, pois vc disse que é preciso compreender e respeitar a capacidade do aluno e levá-lo a superar seus limites e acreditar em sua competência. Se todos pensassem assim....
ResponderExcluirConcordo com você Paulo Sergio, pois nos educadores devemos sim estar preparados para mudanças, e querer mudar e conhececer oque é novo sempre ...
ResponderExcluirDaniela Biolchi tambem acredito neste caminho que devemos seguir ...primeiro conhecer a realidade de cada aluno, assim adaptando cada aula para transmitir aos nossos alunos ....
ResponderExcluirMaravilhosa a participação de todos do curso, o que podemos perceber é que nenhum de nós queremos (e nem podemos) parar no tempo, sempre em busca de novas aprendizagens e em todos os ambientes, seja do trabalho, em casa ou roda de amigos, façamos , pois, do nosso cotidiano um abrigo para o conhecimento.
ResponderExcluir"O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar. No ato do ensino ele se defronta com as verdadeiras dificuldades, obstáculos reais, concretos, que precisa superar. Nessa situação ele aprende. (...) A educação implica uma modificação de personalidade e é por isso que é difícil de se aprender, porque ela modifica a personalidade do educador ao mesmo tempo que vai modificando a do aluno. Desse modo, a educação é eminentemente ameaçadora. Ela consiste em abalar a segurança, a firmeza do professor, sua consciência professoral (que teme perder o estabelecido, que é o seu forte no plano da prática empírica) para se flexionar de acordo com as circunstâncias. A resistência do aluno ao aprendizado é um fator de modificação da consciência do educador, e não uma obstinação, uma incompetência."
ResponderExcluirÁlvaro Vieira Pinto-Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo, Cortez, 1982.
Concordo contigo Daniela Biolchini, e digo mais, é um desafio saber como usar essas tecnologias em sala de aula...
ResponderExcluirPaulo Emidio concordo com suas afirmações, pois informção deve se tronar conhecimento.
ResponderExcluirComo educadora acho que devo estar sempre aprimorando meus conhecimentos como sinal de respeito com meus alunos e comigo mesma, só assim estarei preparada para possiveis mudanças que ocorrem na escola e no mndo com uma velocidade terrivel...
ResponderExcluirNos dias atuais,em que é necessário adaptar-se ás novidades constantemente eu como educadora me sinto uma eterna aprendiz,ou seja,gosto de aprender e utilizar todo o conhecimento adquirido para aprimorar tanto minhas aulas ,quanto meus conhecimentos.
ResponderExcluirMergulhar em outros mundos..." É isso aí turma 8, precisamos mergulhar o mais rápido possível nos outros mundos que os alunos tem fora da escola e trazê-los para a sala de aula. Estes mundos mudam por segundo."
ResponderExcluirTenho repensado que atualmente é impossível realizar a prática de ensino e da aprendizagem como coisas separadas e como eram realizadas quando criança.Nossa sociedade atual espera que o homem não apenas reproduza a informação, mas que tenha autonomia para buscá-la e transformá-la em conhecimento.Sinto que, como aprendiz,preciso buscar mais esta autonomia e que no papel de professor buscar formas mais interessantes e participativas na busca do conhecimento.
ResponderExcluirLucas concordo e também afirmo que o conhecimento deve ser sim muito explorado e não afirmado como verdade absoluta.
ResponderExcluirÉ isso aí Lucas a sociedade é outra...
Turma 8 , é muito bom poder estar neste instante dialogando e construindo novas formas de aprendizagens com pessoas, que apesar de estarem na mesma profissão, são pessoas com identidades próprias e que podem contribuir muito nesta era digital.
ResponderExcluirAbraços a todos
Acredito que na profissão professor esse contraste entre ensinar e aprender é o que permeia todo o processo. O professor que não é capaz de "ver" seu aluno e assim aprender com ele,não pode ser considerado aprendiz.
ResponderExcluirNão falo do ditato "aprendo mais do que ensino", falo de aprender a ver seus interesses suas habilidades e assim propor desafios coerentes as suas capacidades.Para tal o professor precisa ser pesquisador, investigador, interessado em aprender.
Enquanto formadora procuro seguir este ideal e aprendo também com os professores.
Como professora e aprendiz, sou uma pessoa em constante movimento, em busca do aprendizado em diferentes áreas do conhecimento, refletindo sobre o ontem, hoje e me preparando para novas descobertas. Sendo assim, busco o entendimento em relação ao mundo, procurando compreender as transformações para saber utilizá-las como fonte de desenvolvimento, evolução em ações de construção do saber e resolução de problemas.
ResponderExcluirPessoal como se vê a atuação do professor não se restringe à sala de aula, o mesmo é chamado a se envolver em várias atividades que dizem respeito ao coletivo da escola!
ResponderExcluirAntes de mais nada sou eterna aprendiz, ser Professor é dedicar-se a arte de ser um eterno aprendiz, com humildade podemos e devemos aprender junto com nossos alunos.
ResponderExcluirTemos um repertório de conhecimento enquanto educadores e o aluno tem o seu, depende dos livros que já li, depende da minha experiência de vida particular de cada ser humano, enfeim uma série de outros conhecimentos.
Turma 8.
Comentando o que a ATP Sheila disse...
ResponderExcluirconcordo que o educador deve reconhecer no aluno fonte de informações para que ele possa desenvolver um trabalho de qualidade.
Comentando o que Paulo Emidio disse, devemos ter sabedoria e humildade para enfrentarmos os fracassos e encará-los como novas possibilidades de aprendizagens.
ResponderExcluirLeticia, o que você disse é primordial para que ampliemos a qualidade na educação, somente professores com esta consciência pode ajudar neste processo.
ResponderExcluirO que a Claudia disse a respeito da autonomia vejo que resume o que esta questão vem trazer.
ResponderExcluirGostei do comentário da colega Leticia, lembrando que temos sempre que parar e olhar para o ontem, o hoje e avaliar nossas estratégias para podermos continuarmos nossa caminhada com nossas crianças...
ResponderExcluirAcredito que o comentário da Claudia "Nossa sociedade atual espera que o homem não apenas reproduza a informação, mas que tenha autonomia para buscá-la" resume nossa concepção de aprendizagem.
ResponderExcluirComo educadoras achamos que devemos estar sempre aprimorando nossos conhecimentos, como sinal de respeito com nossos alunos e também conosco, pois assim estaremos preparadas para as possiveis mudanças tecnológicas que ocorrem na escola e no mundo
ResponderExcluirMaria Aparecida ahei muito importante sua colocação, que nós educadores temos que estar aprimorando nossos conhecimentos principalmente em relação a tecnologia
ResponderExcluirO comentario de Paulo Emidio é uma grande verdade devemos ser humildes e admitir que muitas vezes erramos, mas através do erro há o desenvolvimento de nossa aprendizagem
ResponderExcluirLucas, sua reflexão é muito importante, porque na verdade precisamos ser questionadores em busca do conhecimento e buscando o aperfeiçoamento para podermos contribuir com a educação de maneira consciente.
ResponderExcluirDani,concordo plenamente, porque reconhecer a aprendizagem como um processo contínuo é muito importante para todos nós, pois assim temos a certeza de que podemos aprender sempre de diferentes maneiras e contribuir com o conhecimento das pessoas.
ResponderExcluirComo educador seremos eternos aprendiz,temos que estar sempre buscando e se atualizando para as novidades.Sempre estarei preparada para novas mudanças que acontece no nosso dia-a-dia.
ResponderExcluirConcordo com Elisabeth ,gostei muito do comentário de Rejane é bem isso mesmo nosso caminho.
ResponderExcluirTambém concordo Daniela Biolchini, é conhecer a realidade de cada um, e trabalhar de forma deferenciada........
ResponderExcluirConcordamos com a Leticia quando disse que devemos parar e avaliar nossos procedimentos,pois só através da auto avaliação poderemos aperfeiçoar cada vez mais, não cometendo os mesmos erros!!!
ResponderExcluirComo Paulo Emidio disse: devemos aprender com os erros!!! Concordamos plenamente pois em um dos livros Augusto Cury cita que os erros são apenas experiências e devenos encara-los de forma construtiva.
ResponderExcluirProfessora... já sou. Aprendiz... sempre serei.
ResponderExcluirSou uma professora que cresço todo dia. Cresço pois aprendo praticamente todos os dias. Não existe um bom profissional que não aprenda diariamente. O Proinfo é uma prova de que professores que correm atrás aprendem mais e acredito que todos os que participam desse curso, serão "OS MELHORES"
Oi Rejane. Adorei a frase que você postou
ResponderExcluir"O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto
MARAVILHA
Gostei muito também do comentário da Silvana Ilha. Disse pouco e disse bonito.
ResponderExcluirAh!! A frase postada também é boa de mais
''A construção do conhecimento começa com a construção da capacidade de construir''