terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quem sou eu enquanto professor e aprendiz?

Olá cursista!

"Realize um exame de consciência em relação à sua prática docente!"

Quem sou como professor e aprendiz?

57 comentários:

  1. Josiana Manuela da Silva Obnesorg2 de setembro de 2009 às 12:29

    Eterno Aprendiz
    ..."é assim que venho tentando ser professora, assumindo minhas conviccções,disponível ao saber, sensível a boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome do respeito que me tenho e aos educandos."

    ResponderExcluir
  2. Falou (escreveu) bonito em Manu! Gostei de ver!

    ResponderExcluir
  3. Somos educadoras em busca de novos conhecimentos para um novo despertar profissionalmente e com isso levarmos nossos alunos a uma constante evolução de aprendizagem para a vida e para o mundo de forma crescente e evolutiva.

    ResponderExcluir
  4. Como Educadora em constante aprendizagem em meu dia a dia... cada vez mais aperfeiçoando meus conhecimentos, Pois e assim que tem que ser na sociadade em que vivemos, buscando sempre conhecer oque é novo...mesmo com todas as dificuldades...assim fazendo a nossa parte na educação contribuindo para sua evolução.

    ResponderExcluir
  5. Em decorrencia da constante mudança tecnologica que vivemos, enqunto professor digo que sou um questionador, onde, coloco um dado conhecimento e procuro explora-lo da maneira em que o aluno adquira seu proprio ponto de vista refletido na realidade. Como aprendiz sou um explorador de tendencias, onde procuro me adequar ao que pede a realidade, para assim poder alcançar os objetivos que a sociedade atual propoe.

    ResponderExcluir
  6. "O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto

    Nesta busca de ensinar, eu como educadora, vou aprendendo em busca de novas informações e conhecimento.
    Não concordo com Pozo quando diz que "...cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender", não vejo como um fracasso, mas uma experiência cheia de tentativas, umas com êxito, outras nem tanto, mesmo que o conhecimento hoje possa ser questionado a todo instante, o que se aprendeu no passado só vem a complementar o futuro,ainda que ambos sejam paradoxais, considero o erro como didático, hoje com a informação em massa, aprendo mais, porque ensino mais.

    ResponderExcluir
  7. paulo sergio pinheiro rosa3 de setembro de 2009 às 15:56

    Superado? Jamais, pois as TIs criam novas formas de socializar o conhecimento, oportunizando momentos novos de nos alfabetizar e de nossos alunos, permitindo assimilar criticamente às informações e difundindo idéias. Faz-se necessário aprender a conviver com as diversidades das perspectivas da incerteza, desta forma construindo um novo ponto de vista, elaborando um diálogo entre a dúvida e a (in)certeza.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal Bruna Lima...Gostei do comentario, afinal, todo dia é dia de aprender!

    ResponderExcluir
  9. Bem, sou uma professora que está sempre aprendendo, me informando e auxiliando meus alunos a formarem suas opiniões a respeito de informações, dentro ou fora do conteúdo escolar.

    ResponderExcluir
  10. Fomador Jesiel (proinfojesiel@gmail.com)3 de setembro de 2009 às 16:52

    Rejane Moraes, adorei essa frase: "O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto.
    É a primeira vez que a vejo, conte-nos mais sbre esse autor.
    Legal mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Formador Jesiel (proinfojesiel@gmail.com)3 de setembro de 2009 às 17:06

    O que mais gostei desses comentários é que todos os cursistas se consideram professores que necessitam aprender e que querem aprender para serem cada vez melhores professores e é verdade pois caso contrário não estariam estudando pra valer as duas horas da tarde enquanto poderiam estar fazendo outra coisa. Isso demonstra que estamos tentando detectar e desenvolver as características dessa necessária sociedade da aprendizagem. Parabéns a todos pela ativa participação no debate e nos comentários dessa postagem.

    ResponderExcluir
  12. Sou e serei eterna aprendiz,pois a necessidade do conhecimento esta colacada com muita clareza o que leva o professor a construir ou reconstruir o conhecimento.

    ''A construção do conhecimento começa com a construção da capacidade de construir''

    ResponderExcluir
  13. paulo sergio pinheiro rosa5 de setembro de 2009 às 01:31

    Ser professor e estar preparado para mudar sempre, querer aprender e querer ser ensinado a todo momento, saber resignar e compreender a capacidade e o limite de seu aluno, levando-o a superar seus limites e acreditar em suas competências e habilidades, respeitar suas atitudes e individualidade, incentivar a convivência sadia, ser suporte da construção de um ser humano e mundo melhor e um eterno aprendiz.

    ResponderExcluir
  14. Minha identidade...

    Como professora... busco, antes de tudo, conhecer a realidade dos meus alunos e diagnosticar sobre o que já conhecem e não conhecem, conforme a faixa etária. Procuro estar aberta a novas tecnologias, como fonte de pesquisa a fim de aperfeiçoar minhas aulas e estar em contato permanente com minha equipe.

    Como aprendiz... reconheço que a aprendizagem é um processo contínuo e por isso sei que devo me capacitar sempre cada vez mais, pois as informações e tecnologias estão em todo lugar e evoluindo de forma rápida. Percebo que não posso ficar alheia ao novo e ter coragem para sair do comodismo que por vezes me acomete, no intuito de interagir com meus alunos e converter a informação em conhecimento a fim de prepará-los ao contexto dentro do qual estão inseridos.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o post do Lucas, no sentido de que, como professores, devemos mesmo questionar, explorar e nos aprofundar nos conhecimentos adquiridos e instigar os alunos a pensarem, refletirem e a terem suas próprias idéias.

    ResponderExcluir
  16. Rejane, achei interessante seu comentário, pois mesmo que não obtenhamos êxito em todas as tentativas, certamente todas são válidas e trazem aprendizado.

    ResponderExcluir
  17. Dani, Estar ciente que o aluno deve ser nossa prioridade, já é um passo para o sucesso do professor, principalmente quando reconhecemos que não somos mais o centro do aprendizado, esta troca e busca constante, faz com que nos tornemos um eterno aprendiz.

    ResponderExcluir
  18. paulo sergio pinheiro rosa7 de setembro de 2009 às 09:47

    Jesiel, parabéns para vc, que nos faz acreditar que podemos ser melhor sempre, a troca de experências na sala, este modo único seu de nos envolver, compartilhar, deixa-nos bem a vontade pois compreendemos que nossas limitações podem ser superadas e melhoradas, pois o querer aprender parte individualmente quando temos novas motivações.

    ResponderExcluir
  19. "(...)aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo:
    cada vez se aprende mais e cada vez
    se fracassa mais na tentativa de aprender." Juan Ignacio Pozo
    Como Educador busco sempre aprender e tento cumprir com os preceitos de transformar o conhecimento em aprendizagem, não só pra mim mas para todos com quem convivo, mas me deparo com uma verdade declarada por Pozo, o fracasso na tentativa de aprender, porém, esse fracasso não pode ser encarado como algo negativo mas sim como um incentivo para continuar a descobrir novas formas de Educar e descobrir conhecimentos para aprendermos juntos. Somos todos contantes aprendizes, essa é uma exigência de nossa racionalidade.

    ResponderExcluir
  20. É verdade Paulo Sérgio, o objetivo deve ser facilitar a aprendizagem... proporcionar descobertas... conhecimento com significação pessoal... sempre através da troca e da busca incessante!

    ResponderExcluir
  21. Rejane, gostei muito da sua frase e do seu comentário
    Parabéns.....

    ResponderExcluir
  22. Paulo Sérgio, gostei muito da sua reflexão, pois vc disse que é preciso compreender e respeitar a capacidade do aluno e levá-lo a superar seus limites e acreditar em sua competência. Se todos pensassem assim....

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você Paulo Sergio, pois nos educadores devemos sim estar preparados para mudanças, e querer mudar e conhececer oque é novo sempre ...

    ResponderExcluir
  24. Daniela Biolchi tambem acredito neste caminho que devemos seguir ...primeiro conhecer a realidade de cada aluno, assim adaptando cada aula para transmitir aos nossos alunos ....

    ResponderExcluir
  25. Maravilhosa a participação de todos do curso, o que podemos perceber é que nenhum de nós queremos (e nem podemos) parar no tempo, sempre em busca de novas aprendizagens e em todos os ambientes, seja do trabalho, em casa ou roda de amigos, façamos , pois, do nosso cotidiano um abrigo para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. "O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar. No ato do ensino ele se defronta com as verdadeiras dificuldades, obstáculos reais, concretos, que precisa superar. Nessa situação ele aprende. (...) A educação implica uma modificação de personalidade e é por isso que é difícil de se aprender, porque ela modifica a personalidade do educador ao mesmo tempo que vai modificando a do aluno. Desse modo, a educação é eminentemente ameaçadora. Ela consiste em abalar a segurança, a firmeza do professor, sua consciência professoral (que teme perder o estabelecido, que é o seu forte no plano da prática empírica) para se flexionar de acordo com as circunstâncias. A resistência do aluno ao aprendizado é um fator de modificação da consciência do educador, e não uma obstinação, uma incompetência."
    Álvaro Vieira Pinto-Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo, Cortez, 1982.

    ResponderExcluir
  27. Concordo contigo Daniela Biolchini, e digo mais, é um desafio saber como usar essas tecnologias em sala de aula...

    ResponderExcluir
  28. Paulo Emidio concordo com suas afirmações, pois informção deve se tronar conhecimento.

    ResponderExcluir
  29. Como educadora acho que devo estar sempre aprimorando meus conhecimentos como sinal de respeito com meus alunos e comigo mesma, só assim estarei preparada para possiveis mudanças que ocorrem na escola e no mndo com uma velocidade terrivel...

    ResponderExcluir
  30. Nos dias atuais,em que é necessário adaptar-se ás novidades constantemente eu como educadora me sinto uma eterna aprendiz,ou seja,gosto de aprender e utilizar todo o conhecimento adquirido para aprimorar tanto minhas aulas ,quanto meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  31. Mergulhar em outros mundos..." É isso aí turma 8, precisamos mergulhar o mais rápido possível nos outros mundos que os alunos tem fora da escola e trazê-los para a sala de aula. Estes mundos mudam por segundo."

    ResponderExcluir
  32. Tenho repensado que atualmente é impossível realizar a prática de ensino e da aprendizagem como coisas separadas e como eram realizadas quando criança.Nossa sociedade atual espera que o homem não apenas reproduza a informação, mas que tenha autonomia para buscá-la e transformá-la em conhecimento.Sinto que, como aprendiz,preciso buscar mais esta autonomia e que no papel de professor buscar formas mais interessantes e participativas na busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  33. Lucas concordo e também afirmo que o conhecimento deve ser sim muito explorado e não afirmado como verdade absoluta.
    É isso aí Lucas a sociedade é outra...

    ResponderExcluir
  34. Turma 8 , é muito bom poder estar neste instante dialogando e construindo novas formas de aprendizagens com pessoas, que apesar de estarem na mesma profissão, são pessoas com identidades próprias e que podem contribuir muito nesta era digital.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  35. Acredito que na profissão professor esse contraste entre ensinar e aprender é o que permeia todo o processo. O professor que não é capaz de "ver" seu aluno e assim aprender com ele,não pode ser considerado aprendiz.
    Não falo do ditato "aprendo mais do que ensino", falo de aprender a ver seus interesses suas habilidades e assim propor desafios coerentes as suas capacidades.Para tal o professor precisa ser pesquisador, investigador, interessado em aprender.
    Enquanto formadora procuro seguir este ideal e aprendo também com os professores.

    ResponderExcluir
  36. Como professora e aprendiz, sou uma pessoa em constante movimento, em busca do aprendizado em diferentes áreas do conhecimento, refletindo sobre o ontem, hoje e me preparando para novas descobertas. Sendo assim, busco o entendimento em relação ao mundo, procurando compreender as transformações para saber utilizá-las como fonte de desenvolvimento, evolução em ações de construção do saber e resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  37. Pessoal como se vê a atuação do professor não se restringe à sala de aula, o mesmo é chamado a se envolver em várias atividades que dizem respeito ao coletivo da escola!

    ResponderExcluir
  38. Antes de mais nada sou eterna aprendiz, ser Professor é dedicar-se a arte de ser um eterno aprendiz, com humildade podemos e devemos aprender junto com nossos alunos.
    Temos um repertório de conhecimento enquanto educadores e o aluno tem o seu, depende dos livros que já li, depende da minha experiência de vida particular de cada ser humano, enfeim uma série de outros conhecimentos.
    Turma 8.

    ResponderExcluir
  39. Comentando o que a ATP Sheila disse...
    concordo que o educador deve reconhecer no aluno fonte de informações para que ele possa desenvolver um trabalho de qualidade.

    ResponderExcluir
  40. Comentando o que Paulo Emidio disse, devemos ter sabedoria e humildade para enfrentarmos os fracassos e encará-los como novas possibilidades de aprendizagens.

    ResponderExcluir
  41. Leticia, o que você disse é primordial para que ampliemos a qualidade na educação, somente professores com esta consciência pode ajudar neste processo.

    ResponderExcluir
  42. O que a Claudia disse a respeito da autonomia vejo que resume o que esta questão vem trazer.

    ResponderExcluir
  43. Gostei do comentário da colega Leticia, lembrando que temos sempre que parar e olhar para o ontem, o hoje e avaliar nossas estratégias para podermos continuarmos nossa caminhada com nossas crianças...

    ResponderExcluir
  44. Acredito que o comentário da Claudia "Nossa sociedade atual espera que o homem não apenas reproduza a informação, mas que tenha autonomia para buscá-la" resume nossa concepção de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  45. Maria Aparecida e Maria Elisa1 de outubro de 2009 às 15:36

    Como educadoras achamos que devemos estar sempre aprimorando nossos conhecimentos, como sinal de respeito com nossos alunos e também conosco, pois assim estaremos preparadas para as possiveis mudanças tecnológicas que ocorrem na escola e no mundo

    ResponderExcluir
  46. Maria Aparecida ahei muito importante sua colocação, que nós educadores temos que estar aprimorando nossos conhecimentos principalmente em relação a tecnologia

    ResponderExcluir
  47. O comentario de Paulo Emidio é uma grande verdade devemos ser humildes e admitir que muitas vezes erramos, mas através do erro há o desenvolvimento de nossa aprendizagem

    ResponderExcluir
  48. Lucas, sua reflexão é muito importante, porque na verdade precisamos ser questionadores em busca do conhecimento e buscando o aperfeiçoamento para podermos contribuir com a educação de maneira consciente.

    ResponderExcluir
  49. Dani,concordo plenamente, porque reconhecer a aprendizagem como um processo contínuo é muito importante para todos nós, pois assim temos a certeza de que podemos aprender sempre de diferentes maneiras e contribuir com o conhecimento das pessoas.

    ResponderExcluir
  50. Como educador seremos eternos aprendiz,temos que estar sempre buscando e se atualizando para as novidades.Sempre estarei preparada para novas mudanças que acontece no nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  51. Concordo com Elisabeth ,gostei muito do comentário de Rejane é bem isso mesmo nosso caminho.

    ResponderExcluir
  52. Também concordo Daniela Biolchini, é conhecer a realidade de cada um, e trabalhar de forma deferenciada........

    ResponderExcluir
  53. Maria Aparecida e Maria Elisa6 de outubro de 2009 às 09:08

    Concordamos com a Leticia quando disse que devemos parar e avaliar nossos procedimentos,pois só através da auto avaliação poderemos aperfeiçoar cada vez mais, não cometendo os mesmos erros!!!

    ResponderExcluir
  54. Maria Aparecida e Maria Elisa6 de outubro de 2009 às 09:13

    Como Paulo Emidio disse: devemos aprender com os erros!!! Concordamos plenamente pois em um dos livros Augusto Cury cita que os erros são apenas experiências e devenos encara-los de forma construtiva.

    ResponderExcluir
  55. Professora... já sou. Aprendiz... sempre serei.
    Sou uma professora que cresço todo dia. Cresço pois aprendo praticamente todos os dias. Não existe um bom profissional que não aprenda diariamente. O Proinfo é uma prova de que professores que correm atrás aprendem mais e acredito que todos os que participam desse curso, serão "OS MELHORES"

    ResponderExcluir
  56. Oi Rejane. Adorei a frase que você postou
    "O caminho que o professor escolheu para aprender foi ensinar" Vieira Pinto
    MARAVILHA

    ResponderExcluir
  57. Gostei muito também do comentário da Silvana Ilha. Disse pouco e disse bonito.
    Ah!! A frase postada também é boa de mais
    ''A construção do conhecimento começa com a construção da capacidade de construir''

    ResponderExcluir