segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BLOCO NO PASSO - "SALTOS NO TEMPO" - III UNIDADE

MAIS DETALHES EM : O PASSO




27 comentários:

  1. Rita de Cássia Vasconcelos5 de outubro de 2009 às 20:56

    Adorei, achei maravilhoso! Lembrei de uma frase de Santo Agostinho "A dança liberta o ser humano do peso das coisas e une o solitario a comunidade"

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, pois como arranho um violão eu gosto de música. Mas como afirma Lucas Ciavatta que o indivíduo quer aprender um instrumento, mas, muitas vezes não tem a possibilidade de tê-lo. Principalmente, em nossas comunidades carentes.
    E palma e voz são únicas coisas de que dispomos realmente. Você vai ter acesso à música utilizando palma e voz. Vai trabalhar ritmo e som, mesmo sem ser músico.
    E muitas pessoas já utilizaram O Passo, que tem servido a Grupos e pessoas que na verdade talvez vai ser o único momento que terão acesso à música.
    Às vezes o que ele afirma é verdade que música e talvez teatro na escola serão os únicos lugares em que nosso querido aluno poderá usufruir.

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii...
    recordei de diversas cantigas de roda, brincadeiras e músicas folclóricas como Escravo de Jó, Amarelinha, Passa anel, elástico entre outros.

    ResponderExcluir
  4. Arte contemporânea Puraaaaa!!! Achei essa apresentação artística um belo exemplo de criatividade em artes envolvendo a dança e a música, sem o uso de nenhum instrumento e voz!! Muito bacana o envolvimento e sincronia de todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Lucas Ciavatta nos remete á reflexão de trabalhar a música com os recursos mais básicos de que dispomos: voz e palmas. Nos leva a pensar que temos tantos recursos (em especial as TICs) para ensinarmos, mas além desses, temos a capacidade, a vontade, o amor, a vocação, que são recursos que podem ser comparados com a voz e as palmas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da frase citada pela professora Rita de Cássia, concordo que o movimento liberta as pessoas e faz com que elas se entendam pela sincronia dos passos.

    ResponderExcluir
  7. O professor precisa aprender a utilizar recursos mais simples, como diz Lucas Ciavatta, o corpo e a voz.
    Quando se propõe a trabalhar neste contexto, acredito que o indivíduo entra em conexão com o outro, compreende a música com o próprio corpo.

    ResponderExcluir
  8. adorei me lembrei do jogo dos "escravos de Jó".

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante, adorei, visto que sou apaixonada por música.Como Lucas cita em sua entrevista a importância de utilizar a palma e com passos, lembrei-me de quando trabalhava com pré escola e jardim onde eu tocava teclado ou violino e os aluninhos acompanhavam com palmas e com os pés!!!

    ResponderExcluir
  10. Ao assistir ao vídeo da dança achei muito interessante a sincronia e o rítmo, mas não entendi o seu propósito, no entanto, na arte não precisa ter objetivos claros e definidos. Depois de ler a entrevista compreendi o que o autor quiz evidenciar, e como ele acredito que qualquer um precisa deste rítmo, desta cinergia.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei impressionada com a precisão de cada movimento na obra musical! Muito interessante a autonomia e ao mesmo tempo a sintonia dos parceiros!

    ResponderExcluir
  12. Maria Aparecida e Maria Elisa8 de outubro de 2009 às 14:48

    Gostamos,é muito interessante o movimento, sincronia e ritmo.Na Educação Infantil valorizamos o movimento, a música e as brincadeiras para aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. "Não esqueçamos de que todos os nossos estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Essa compreensão é que me move cada vez mais em direção a essa nossa profissão que, quando bem feita, é única".

    Estas palavras da entrevista no meu ponto de vista resume o que deve ser realmente o papel do professor que propõe a ensinar qualquer coisa, mais qualquer coisa que tenha sentido que passe pelas emoções, pelas sensações e pelo corpo e só então ser sistematizada pelo cognitivo.

    ResponderExcluir
  14. Em relação ao comentário da amiga Cassia Campolim, a mesma esta sendo humilde quando diz que dá um arranho, já conheço o trabalho da mesma e tive o prazer de trabalharmos e cantarmos e arrasou.... juntas numa ( formatura )

    ResponderExcluir
  15. Em relação ao comentário da amiga Cassia Campolim, a mesma esta sendo humilde quando diz que dá um arranho, já conheço o trabalho da mesma e tive o prazer de trabalharmos e cantarmos e arrasou.... juntas numa ( formatura )

    ResponderExcluir
  16. errei desculpa!!!!!

    Mas que a Cassia esta sendo humilde, esta!!!!

    ResponderExcluir
  17. Que magia!!
    PALMAS E VOZ - RITMO E SOM

    Nós professores principlamente de 5ª a 8ª série devemos repensar nossa prática em sala. Temos que deixar de pensar que isso é coisa só para o professor de Arte. Podemos sim seguir as sábias palavras de Lucas Ciavatta:
    "Mesmo sem fazer música no futuro, é muito importante para aquele momento"

    ResponderExcluir
  18. paulo sergio pinheiro rosa12 de outubro de 2009 às 21:26

    Muito Bom, o que ele afirma é verdade que música e o teatro na escola serão os únicos lugares em que nossos alunos poderão aprender. Podemos trabalhar a música com os recursos mais básicos de que dispomos como a voz, as mãos com palmas e o corpo com os movimentos, temos a capacidade, a vontade e o amor que são recursos. Que devemos querer aprender a usar estes instrumento, mas não temos a possibilidade muitas vezes de vencer este desafio. A reflexão nos leva a pensar que temos tantos recursos (em especial as TICs) em nossas comunidades carentes para ensinarmos, mas que precisamos muito ensaio, ritmo e sinergia.

    ResponderExcluir
  19. Manuela Obnesorg e Ana Paula12 de outubro de 2009 às 21:48

    PALMA, VOZ,SINCRONIA,RÍTMO promove o desenvolvimento do ser humano, para torná-lo um cidadão do mundo e contribuir para um mundo melhor. Acredito que é por meio destes ingredientes, da conduta ética e da valorização do ser humano que mudaremos a realidade de nosso mundo.”

    ResponderExcluir
  20. O trabalho de Ciavatta é interessante e dinâmico demonstrando a capacidade do ser humano em abstrair informações administrando passos em tempo e ritmo. Cabe ressaltar a importância de professor especializado na área musical proporcionando um trabalho com qualidade e estética. Não basta apenas querer fazer é preciso ter competência, desenvolvendo habilidades.Aprendizagem num espaço de integração, organização e harmonia. desenvolvendo habilidades.

    ResponderExcluir
  21. O vídeo de Lucas Ciavatta trata a expressão corporal numa dinâmica de concentração e organização. Os participantes estão integrados havendo respeito uns aos outros. O trabalho valoriza o grupo como um todo resultando nesta apresentação diferente e simples ao mesmo tempo.No entanto, há necessidade de preparo e formação musical do professor que se propõe a fazê-lo, não correndo o risco de que ocorram erros... e tudo se perca pelo caminho.

    ResponderExcluir
  22. Fiquei mui feliz em assistir esse vídeo de dança e a entrevista de Lucas Ciavatta, percebo que os professores tem dado uma enorme atenção à música nas escolas, pois ela também disciplina e acalma.A música e os passos tem grande valor, e é tudo de bom.Eu você sabe não é Rogério, sou suspeita a falar desse assunto, amo isso

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito dos vídeos, trabalhar com música, ritmo, é muito importante para desenvolver, estimular a criança. Essa apresentação é maravilhosa...

    ResponderExcluir
  24. O trabalho com a música, com os recursos mais básicos de que dispomos como a voz, as mãos com palmas e o corpo com os movimentos, demonstram nossa capacidade, que juntos com a vontade e o amor, são recursos imprescindíveis para aprender a usar estes instrumentos, mas, não temos a possibilidade muitas vezes de vencer estes desafios.

    ResponderExcluir
  25. Adorei o vídeo, mostra habilidade, competência, harmonia e concentração.Lucas Ciavatta promove um trabalho com muita precisão nos movimentos e é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente amei... eu me lembrei das aulas do prof. Elcir, das músicas e brincadeiras que nos propiciam alegria, nos levam a um mundo de sonho e magia, onde é permitido ser criança, mesmo tendo 4.2...rs
    O ritmo, o movimento, a sincronia, tudo isso parece ser tão difícil, mas na verdade é simples e possível... basta ter a vontade de realizar!!!

    ResponderExcluir
  27. O trabalho é bastante interessante, é arte, e arte torna a vida mais bonita. Com certeza os alunos não serão os mesmos e terão uma visão da vida muito mais bonita...

    ResponderExcluir