segunda-feira, 31 de agosto de 2009

11 comentários:

  1. Realmente, precisamos trabalhar para construir uma "escola menos lecionadora, mais organizadora e articuladora do conhecimento". Afinal, como diz o entrevistado, a sociedade precisa de pessoas de "cabeças bem feitas e não só cabeças bem cheias"

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o comentário de Ladislau Dowbor quando diz que precisamos ter disponibilização prá qualquer pessoa, em qualquer idade o acesso a esses novos conhecimentos que aumentam rapidamente, de maneira reflexivel e permeável a interagir entre trabalho e educação.

    ResponderExcluir
  3. Nessa entrevista , Dowbor destaca dois pontos importantes:1º a necessidade extrema de conhecimentos e 2º o grande volume de informações tornando dificil a seleção de informações significativas. Quanto educador temos que repensar a ESCOLA e a EDUCAÇÂO tornando a escola menos lecionadora e mais organizada!

    ResponderExcluir
  4. Interessante a entrevista.Concordo com o entrevistado quando diz que o volume de informação é imenso.Nosso desafio é selecionar e utilizar essas informações.Missão dificil!!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que foi pertinente a fala do entrevistado com relação a educação dos jovens, onde devem ter contato com as profissões de perto, visitando comércio, hospital, escola, empresas, indústrias, facilitando a escolha dos mesmos para uma futura profissão.

    ResponderExcluir
  6. comentando o que Cristiano disse: construir uma escola organizada e realmente funcinal, onde tenhamos alunos pensantes e não meros receptores de informações.

    ResponderExcluir
  7. Letícia de Lourdes Gubani Linard21 de setembro de 2009 às 22:06

    O vídeo professor Ladislau Dowbor nos permite uma ampla reflexão em relação às tecnologias na educação, mostrando que vivemos hoje na escola um maior acesso a novos conhecimentos escolares, repensando na escola no sentido mais amplo, organizando conhecimento em diversos espaços e a necessidade de pensarmos sobre as fontes de informação que temos atualmente.
    Sendo assim, a escola é uma empresa e como as demais precisam requalificar as novas tecnologias, devido aos avanços constantes, pelo espaço do conhecimento que está a cada ano se multiplicando mais e precisamos saber selecionar informações.
    Ladislau comenta que é importante ter uma educação democratizante, interagir no trabalho e educação, onde pudesse ser associada uma coisa à outra...
    A educação necessita ser facilitadora de inserção na vida profissional e a escola precisa utilizar as tecnologias de maneira a contribuir com essa inclusão

    ResponderExcluir
  8. Paulo sergio pinheir rosa12 de outubro de 2009 às 19:19

    A tecnologia é uma prática que deve ser utilizada para nosso desenvolvimento educacional e na formação do profissional.
    Sendo a escola mediadora do conhecimento, visa mais a qualidade do ensino que a quantidade de conteúdos, proporcionando oportunidades para que os educandos saibam utilizar as tecnologias disponíveis na U.E.
    Cabendo a escola traçar estratégias de ensino, melhorando a qualidade da mão-de-obra e da melhora do sistema educativo, sendo organizadora de conhecimentos e de articulação dos espaços do conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Manuela Obnesorg e Ana Paula12 de outubro de 2009 às 22:07

    Por apresentar-se “em” e “para” um mundo globalizado, esta linguagem tecnológica
    não deve apresentar ao educando de forma neutra, visto que sofre influências das leis de mercado e da
    sociedade à qual se insere. Torna-se, pois, necessário descobrir a serviço de quem estaria
    a presença da tecnologia digital no campo educacional, observando, que esta se torna objeto de luta política em torno da regulação, conteúdo e
    formato, já que procura atender um mercado, e, por isso mesmo, torna-se vulnerável às
    exigências deste.

    ResponderExcluir
  10. Com as inúmeras transformações sociais, provocadas pelo avanço da Ciência e das
    Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, conseqüentemente, adquirimos novas maneiras de viver, de trabalhar, de nos organizar, de representar a realidade e de fazer educação.
    Hoje é imprescindível que o professor assuma a posição de um pesquisador e busque
    informações em diferentes fontes, interpretando e avaliando o que lhe é proposto, e
    assumindo, também, o papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem. Estar
    alfabetizado e letrado tecnologicamente nesta era, é condição para se repensar as relações entre a evolução dos instrumentos, as competências intelectuais e o saber que a instituição de ensino pretende formar.

    ResponderExcluir