Plataforma dos participantes do Curso Proinfo Integrado "Introdução à Educação Digital" e Proinfo Integrado "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC"
Realmente, precisamos trabalhar para construir uma "escola menos lecionadora, mais organizadora e articuladora do conhecimento". Afinal, como diz o entrevistado, a sociedade precisa de pessoas de "cabeças bem feitas e não só cabeças bem cheias"
Achei interessante o comentário de Ladislau Dowbor quando diz que precisamos ter disponibilização prá qualquer pessoa, em qualquer idade o acesso a esses novos conhecimentos que aumentam rapidamente, de maneira reflexivel e permeável a interagir entre trabalho e educação.
Nessa entrevista , Dowbor destaca dois pontos importantes:1º a necessidade extrema de conhecimentos e 2º o grande volume de informações tornando dificil a seleção de informações significativas. Quanto educador temos que repensar a ESCOLA e a EDUCAÇÂO tornando a escola menos lecionadora e mais organizada!
Interessante a entrevista.Concordo com o entrevistado quando diz que o volume de informação é imenso.Nosso desafio é selecionar e utilizar essas informações.Missão dificil!!
Acredito que foi pertinente a fala do entrevistado com relação a educação dos jovens, onde devem ter contato com as profissões de perto, visitando comércio, hospital, escola, empresas, indústrias, facilitando a escolha dos mesmos para uma futura profissão.
comentando o que Cristiano disse: construir uma escola organizada e realmente funcinal, onde tenhamos alunos pensantes e não meros receptores de informações.
O vídeo professor Ladislau Dowbor nos permite uma ampla reflexão em relação às tecnologias na educação, mostrando que vivemos hoje na escola um maior acesso a novos conhecimentos escolares, repensando na escola no sentido mais amplo, organizando conhecimento em diversos espaços e a necessidade de pensarmos sobre as fontes de informação que temos atualmente. Sendo assim, a escola é uma empresa e como as demais precisam requalificar as novas tecnologias, devido aos avanços constantes, pelo espaço do conhecimento que está a cada ano se multiplicando mais e precisamos saber selecionar informações. Ladislau comenta que é importante ter uma educação democratizante, interagir no trabalho e educação, onde pudesse ser associada uma coisa à outra... A educação necessita ser facilitadora de inserção na vida profissional e a escola precisa utilizar as tecnologias de maneira a contribuir com essa inclusão
A tecnologia é uma prática que deve ser utilizada para nosso desenvolvimento educacional e na formação do profissional. Sendo a escola mediadora do conhecimento, visa mais a qualidade do ensino que a quantidade de conteúdos, proporcionando oportunidades para que os educandos saibam utilizar as tecnologias disponíveis na U.E. Cabendo a escola traçar estratégias de ensino, melhorando a qualidade da mão-de-obra e da melhora do sistema educativo, sendo organizadora de conhecimentos e de articulação dos espaços do conhecimento.
Por apresentar-se “em” e “para” um mundo globalizado, esta linguagem tecnológica não deve apresentar ao educando de forma neutra, visto que sofre influências das leis de mercado e da sociedade à qual se insere. Torna-se, pois, necessário descobrir a serviço de quem estaria a presença da tecnologia digital no campo educacional, observando, que esta se torna objeto de luta política em torno da regulação, conteúdo e formato, já que procura atender um mercado, e, por isso mesmo, torna-se vulnerável às exigências deste.
Com as inúmeras transformações sociais, provocadas pelo avanço da Ciência e das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, conseqüentemente, adquirimos novas maneiras de viver, de trabalhar, de nos organizar, de representar a realidade e de fazer educação. Hoje é imprescindível que o professor assuma a posição de um pesquisador e busque informações em diferentes fontes, interpretando e avaliando o que lhe é proposto, e assumindo, também, o papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem. Estar alfabetizado e letrado tecnologicamente nesta era, é condição para se repensar as relações entre a evolução dos instrumentos, as competências intelectuais e o saber que a instituição de ensino pretende formar.
Realmente, precisamos trabalhar para construir uma "escola menos lecionadora, mais organizadora e articuladora do conhecimento". Afinal, como diz o entrevistado, a sociedade precisa de pessoas de "cabeças bem feitas e não só cabeças bem cheias"
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ResponderExcluirNessa entrevista , Dowbor destaca dois pontos importantes:1º a necessidade extrema de conhecimentos e 2º o grande volume de informações tornando dificil a seleção de informações significativas. Quanto educador temos que repensar a ESCOLA e a EDUCAÇÂO tornando a escola menos lecionadora e mais organizada!
ResponderExcluirInteressante a entrevista.Concordo com o entrevistado quando diz que o volume de informação é imenso.Nosso desafio é selecionar e utilizar essas informações.Missão dificil!!
ResponderExcluirAcredito que foi pertinente a fala do entrevistado com relação a educação dos jovens, onde devem ter contato com as profissões de perto, visitando comércio, hospital, escola, empresas, indústrias, facilitando a escolha dos mesmos para uma futura profissão.
ResponderExcluircomentando o que Cristiano disse: construir uma escola organizada e realmente funcinal, onde tenhamos alunos pensantes e não meros receptores de informações.
ResponderExcluirO vídeo professor Ladislau Dowbor nos permite uma ampla reflexão em relação às tecnologias na educação, mostrando que vivemos hoje na escola um maior acesso a novos conhecimentos escolares, repensando na escola no sentido mais amplo, organizando conhecimento em diversos espaços e a necessidade de pensarmos sobre as fontes de informação que temos atualmente.
ResponderExcluirSendo assim, a escola é uma empresa e como as demais precisam requalificar as novas tecnologias, devido aos avanços constantes, pelo espaço do conhecimento que está a cada ano se multiplicando mais e precisamos saber selecionar informações.
Ladislau comenta que é importante ter uma educação democratizante, interagir no trabalho e educação, onde pudesse ser associada uma coisa à outra...
A educação necessita ser facilitadora de inserção na vida profissional e a escola precisa utilizar as tecnologias de maneira a contribuir com essa inclusão
A tecnologia é uma prática que deve ser utilizada para nosso desenvolvimento educacional e na formação do profissional.
ResponderExcluirSendo a escola mediadora do conhecimento, visa mais a qualidade do ensino que a quantidade de conteúdos, proporcionando oportunidades para que os educandos saibam utilizar as tecnologias disponíveis na U.E.
Cabendo a escola traçar estratégias de ensino, melhorando a qualidade da mão-de-obra e da melhora do sistema educativo, sendo organizadora de conhecimentos e de articulação dos espaços do conhecimento.
Por apresentar-se “em” e “para” um mundo globalizado, esta linguagem tecnológica
ResponderExcluirnão deve apresentar ao educando de forma neutra, visto que sofre influências das leis de mercado e da
sociedade à qual se insere. Torna-se, pois, necessário descobrir a serviço de quem estaria
a presença da tecnologia digital no campo educacional, observando, que esta se torna objeto de luta política em torno da regulação, conteúdo e
formato, já que procura atender um mercado, e, por isso mesmo, torna-se vulnerável às
exigências deste.
Com as inúmeras transformações sociais, provocadas pelo avanço da Ciência e das
ResponderExcluirTecnologias da Informação e Comunicação – TIC, conseqüentemente, adquirimos novas maneiras de viver, de trabalhar, de nos organizar, de representar a realidade e de fazer educação.
Hoje é imprescindível que o professor assuma a posição de um pesquisador e busque
informações em diferentes fontes, interpretando e avaliando o que lhe é proposto, e
assumindo, também, o papel de mediador do processo de ensino-aprendizagem. Estar
alfabetizado e letrado tecnologicamente nesta era, é condição para se repensar as relações entre a evolução dos instrumentos, as competências intelectuais e o saber que a instituição de ensino pretende formar.