Juan Ignacio Pozo
Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo:cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Acesse: http://www.diretoriabarretos.pro.br/patio_online2.htm
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)

A tecnologia da informação faz-se presente nas escolas através dos laboratórios de informática proporcionando aos alunos maior autonomia de acesso, adquirindo informações variadas, conforme interesse, transformando-as em conhecimento. Enquanto professoras atuantes nos atualizamos constantemente atendendo às novidades e necessidades tecnológicas manifestadas pelos alunos.
ResponderExcluirEnquanto educadora procuro estar sempre atualizando, aprendendo e pesquisando, pois atalmente as crianças estão conectadas ao mundo da tecnologia e se nos acomodarmos e não tivermos a consciência ficaremos atrasadas neste mundo de informações tecnológicas avançadas.
ResponderExcluirE é por isso que estou fazendo este curso, em busca de conhecimento e aprimoramento tecnológico.
Retifico o comentário acima a palavra "atualmente"
ResponderExcluirAcredito que a tecnologia pode favorecer e muito o processo de ensino aprendizagem possibilitando aos professores enriquecerem o conteudo de suas aulas, tornando o aprendizado mais prazeroso, inovado e intrigante aos alunos. Apesar de todos os paradigmas educacionais o professor não deve se acomodar e se conformar, resistindo as mudanças, mas sim aventurar-se no novo, desbravando o desconhecido pela busca de novos conhecimentos.
ResponderExcluirEmbora o uso e o aparecimento das tecnologias não seja algo tão novo, ainda há resistencia de uma grande parte dos educadores em inserir a tecnologia em suas aulas, algumas vezes por medo de mudar aquilo na qual está condicionado a fazer, e na maioria das vezes por não saber utilizar os novos recursos existentes. Uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve mostrar é a segurança em si mesma, exercendo-a com sabedoria.
ResponderExcluirHá que se lançar mão ao uso das TICs, pois, conforme Paulo Cesar disse,estas vêm cada vez mais influenciando nosso cotidiano e prática pedagógica, indo esse pensamento de encontro com o da Eliana Barreto que reflete que "a escola de um modo geral está tentando se adaptar as novas mudanças", sendo tal proposta de caráter fundamental para alcançar-se o tão almejado ideal de que todos os professores em sala de aula sejam professores-monitores, cuja colocação foi refletida pelo Professor Rogério em nossa última aula, né Professor???
ResponderExcluirEste espaço aproveito para tecer comentários sobre o que comentou Natalia Cerqueira e Silvia Maria de Camargo Oliveira, ratificando que com a modernização da informática, devemos, nós educadores nos adaptarmos a mesma (informatização) e com bom senso e o senso crítico, levarmos tanto os alunos como a nós docentes, críticos da arte do saber e do aprender.
ResponderExcluirA escola tem feito um esforço tremendo para se adaptar a essas novas tecnologias e promover uma educação de maior qualidade para seus alunos. No entanto, muitos professores ainda resistem a esse tipo de recurso tecnológico e continuam com suas aulinhas dentro de "quatro paredes", impedindo que seus alunos aprendam a construir seus próprios conhecimentos, com base nas informações que recebem. Com certeza, quando esses docentes abrirem os olhos para o mundo ao seu redor, perceberem que sem essas novas tecnologias não dá para ensinar os alunos de hoje e mudar sua postura, teremos uma educação de maior qualidade no país.
ResponderExcluirGostaria aqui de parabenizar as professoras Vanessa e Patricia por seu comprometimento com a educação, e ressaltar novamente, que somente através de professores que buscam aprimorar sua prática, é que teremos uma educação com maior qualidade.
ResponderExcluirCom relação ao que escreveu a Professora Silvia, vale lembrar que esses profissionais que, por medo ou mesmo por não saber utilizar as novas tecnologias em sua prática vão acabar sendo substituídos por outros, já que muitos de nós professores buscam se atualizar e trabalhar cada vez mais de acordo com o que a sociedade atual exige de nós e da escola.
ResponderExcluirEm relação a minha identidade como coordenadora no início não foi fácil, pois para liderar pessoas temos que agir com prudência, conhecimento e ser paciente diante das situações mostrando-se sempre pronto para servir.
ResponderExcluirQuanto à aprendizagem procuro aprimorar meu conhecimento para ter condições necessárias e poder repassar aquilo que sei para o outro. Diante do novo é preciso ser perseverante e buscar novas técnicas para ensinar acompanhando a tecnologia como um dos recursos riquíssimos que podem contribuir com a evolução do trabalho da nossa equipe escolar.
Concordo com o comentário da Vanessa e da Patricia, pois o laboratório de informática é uma ferramenta importantíssima que auxilia o trabalho do professor e sucessivamente conduz o progresso dos alunos.
ResponderExcluirComo já sabem a minha professora de informática a Irê, ela é excelente!E desenvolve muitíssimo bem o que cabe a ela.
Parabéns!
Excelente!Maria Chiavini Oliveira devemos nos informatizar acompanhando a evolução atual e correr em busca do aperfeiçoamento, visando sempre melhorar a nossa prática junto aos nossos alunos.Caso contrário corremos o risco de ficar para trás.
ResponderExcluirExatamente! a colocação da nossa amiga Saríssima é verdade e não deixa de ser um fato que faz parte da nossa realidade.Em relação a provável idéia de não existir mais o papel do monitor na escola, me motivou e ao mesmo tempo me preocupou, pois, nós como educadores temos o dever de estarmos sempre atualizados, porque atualmente vivemos em um mundo que gira em torno da tecnologia, portanto, é de suma importância que estejamos por dentro desta informãção para praticar dentro do nossa trabalho,bem como, sem deixar de lado as informações que o aluno traz de seu conhecimento.
ResponderExcluirMais do que fazer uso das tecnologias é de suma importância estar apto a utilizá-las de modo a fazer delas instrumentos para o desenvolvimento do conhecimento.
ResponderExcluirO educador precisa estar consciente da necessidade de se atualizar e acompanhar os avanços para efetivamente atingir seus objetivos que é o de levar aos seus alunos o conhecimento através do processamento das informações por nós pesquisadas,estudadas e analisadas. Ao educador cabe desbravar caminhos e ser um eterno pesquisador.
Como coordenadora procuro compartilhar as minhas descobertas com os meus professores e incentivar essa troca onde aprendemos juntos.
A tecnologia e o seu uso faz parte do nosso cotidiano e o educador tem que estar atento ao seu avanço e principalmente aos benefícios que ela pode trazer para o desenvolvimento do seu trabalho. Independente da área em que se atua é preciso aproveitar todos os recursos para construir uma aula de qualidade e maior produtividade.
ResponderExcluirPara minhas aulas de Educação Física a internet é um importante recurso, pois me possibilita buscar atividades,conhecimentos técnicos e troca de experiências com profissionais da área.
Conforme o comentário da Natália, acredito que muitos educadores já estão menos resistentes as novas tecnologias, o que é um saldo bastante positivo. Agora é só investir mesmo na formação desses profissionais para que o uso seja cada vez mais efetivo. Valeu!!!
ResponderExcluirMuito interessante o comentário da professora Claudia, pois nos mostra que o uso da informática não necessariamente está preso a quatro paredes em uma sala de aula, ele é livre... A informação é fundamental para se transformar em conhecimento independente da área de atuação... Isso é quebra de paradigmas!!! Parabéns professora!!!!
ResponderExcluirConforme o comentário da professora Silvia apesar dos grandes avanços da tecnologia ainda existem muitas resistências, no entanto a maior prova de que as coisas estão mudando é encontrarmos cursos como esse do proinfo cheios, e ainda mais, com muita gente cheia de vontade....Aprender é o caminho para mudar!
ResponderExcluirA escola deve preparar os alunos para que sejam aprendizes flexíveis ,eficazes e
ResponderExcluirautônomos, segundo Pozo.Nesse contexto todo educador deve estar se adaptando e procurando fazer uso das tecnologias que avançam rapidamente e que contribui para a nossa prática pedagógica.
Me identifiquei com o comentário da coordenadora Marialda "Quanto à aprendizagem procuro aprimorar meu conhecimento para ter condições necessárias e poder repassar aquilo que sei" , pois é esse o processo que utilizo com os conhecimentos que adquiro através das informações pesquisadas na internet. Acredito ser esse o caminho.
ResponderExcluirConcordo com o comentário de nossa colega Lucimara quando diz que o educador precisa estar consciente da necessidade de se atualizar e acompanhar os avanços tecnológicos para efetivamente atingir seus objetivos que é o de levar aos seus alunos o conhecimento através do processamento das informações por nós pesquisadas,estudadas e analisadas.
ResponderExcluirO comentário de nossa colega Marisa foi muito interessante quando diz que a escola tem feito um grande esforço para se adaptar a essas novas tecnologias e tenta promover uma educação de maior qualidade para seus alunos. No entanto, muitos professores ainda resistem a esse tipo de recurso tecnológico e continuam com suas aulinhas dentro de "quatro paredes", impedindo que seus alunos aprendam a construir seus próprios conhecimentos, com base nas informações que recebem. Parabéns por sua reflexão.
ResponderExcluirEm nossa atuação como educadores, saber desenvolver nossas atividades pedagógicas com as TICs, é imprescindível, pois, vemos que as informações circulam de um extremo a outro de nosso planeta instantaneamente. Não há como imaginar, atualmente, um professor que não domine o mínimo dos recursos tecnológicos em sala de aula.
ResponderExcluirComo professora, vejo que, atualizar-se diante dos avanços dos recursos tecnológicos é o que realmente importa para podermos ensinar e ao mesmo tempo aprender.
A sociedade atual vive em constante aprendizado diante da evolução tecnológica, segundo Pozo, para atender essa nova geração informatizada como educadores precisamos investir no conhecimento tecnológico para garantir uma aprendizagem de qualidade buscando integrar no currículo o meio de comunicação informatizada enriquecendo a prática pedagógica garantindo a formação de cidadãos para uma sociedade crítica e democrática aprendendo a conviver com a diversidade de saberes..."aprendendo a aprender".
ResponderExcluirConcordo com meus colegas: a tecnologia é algo que nos nos beneficia para o desenvolvimento do nosso trabalho como educador.
ResponderExcluirEu como educadora pretendo investir na área tecnologica para esta sempre se atualizando para um futuro mais amplo.
Também concordo com Vanessa e Patricia, que laboratório de informática é muito importante para auxiliar os professores e alunos em suas atividades,também que a informática se tornou uma ferramenta essencial em nossas vidas.
ResponderExcluirÉ um grande desafio para nós, educadores, acompanharmos os avanços das tecnologias e, mais que isso, aproveitá-las em nosso cotidiano para melhorar a qualidade de nossas aulas.
ResponderExcluirO professor precisa entender que não dá mais para continuar com aulinhas de giz e lousa.O aluno vive em meio a um mundo de informções e não podemos fazer da escola um outro mundo, diferente daquele vivido por ele.
Achei muito interessante o comentário feito por nossa colega Claudia, principalmente quando ela diz que o educador precisa estar atento aos beneficios que a tecnologia e seu uso pode trazer para o desenvolvimento do trabalho. É isso que falta a muitos de nós, esse olhar positivo sobre as Tics, essa compreensão de que não dá mais para ficar alheio a tanta informação.
ResponderExcluirConcordo com Silvia quando diz que ainda há resistência de uma grande parte dos educadores em inserir a tecnologia em suas aulas, algumas vezes por medo de mudar aquilo na qual está condicionado a fazer, e na maioria das vezes por não saber utilizar os novos recursos existentes.
ResponderExcluirSe não sabemos utilizar os novos recursos precisamos correr atrás, ou ficaremos para trás. É preciso criar coragem de mudar.
Como educadores precisamos primeiro querer aprender, a partir do momento que admitimos que isso deve ser constante em nossas vidas, passamos a compreender a necessidade e a particularidade de cada aluno na questão da aprendizagem.Usando as tecnologias de forma adequada podemos melhorar a nossa prática e assim torná-la mais dinâmica.
ResponderExcluirÉ preciso refletir sobre nossa prática, questioná-la e aceitar mudanças. O novo sempre nos assusta, mas se torna tão simples quando aprendemos.
Estou de acordo com a colega Claudia quando diz que é através da internet que busca atividades, conhecimentos técnicos e ainda troca experiências com colegas. Isso tudo realmente é muito prático, pois temos muito o que pesquisar e também contribuir com os colegas, trocando idéias, compartilhando conhecimento e muito mais...
ResponderExcluirRealmente Vanessa e Patrícia estão certas quando dizem que: enquanto professoras atuantes nos atualizamos constantemente atendendo às novidades e necessidades tecnológicas manifestadas pelos alunos.Os alunos (até mesmo aqueles que não possuem em casa)querem pesquisar, digitar, fazer cálculos, sem nenhum receio das novas tecnologias.
ResponderExcluirO professor precisa sem dúvida, saber utilizá-las.
Waleria disse:
ResponderExcluirGostaria de parabenizar a colocação de Nilda Oliveira e Natália Cerqueira que gostei muito: que enquanto educadora temos que nos atualizar sempre pois nossos alunos estão conectados e a tecnologia vem nos favorecer possibilitando enriquecer as aulas tornando o aprendizado mais prazeroso, inovado ao nossos alunos.
Mais do que procurar auxilio da tecnologia na educação é preciso repensar que futuros cidadãos querenos formar? Meros receptores de informação ou gestores de seu próprio conhecimento?
ResponderExcluirA segunda opção nos remete ao desenvolvimento de competencias que para tal enquanto educadores também precisamos desenvolver.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e a escola deve formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
ResponderExcluirCabe a educação ajudar os alunos a construir seu próprio ponto de vista para que sejam aprendizes flexíveis, eficazes e autônomos.
É verdade Sheila! E isso requer mudanças e renúncias de "velhos conceitos" para novas maneiras de aprender!
ResponderExcluirÉ um desafio, para nós educadores, desenvolvermos tal competência! Mas com certeza se formos humildes e flexiveis chegaremos lá!
Não concordo com Pozo quando diz que "...cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender", não vejo como um fracasso, mas uma experiência cheia de tentativas, umas com êxito, outras nem tanto.
ResponderExcluirO texto se mostra antagônico, e além do mais mostra uma realidade diferente da que vivemos, mas infelizmente sempre achamos que o que vem de fora é sempre melhor, como os PCN's, ou os "espaços", talvez se olharmos para a realidade brasileira e não a de outro país poderíamos ter uma melhor opnião do que está acontecendo com a educação do BRASIL.
Gostei mais onde o autor destaca que é preciso acreditarmos em um mundo melhor , e que é necessário investirmos em conhecimento.
ResponderExcluirA tecnologia tem dado a oportunidade para as pessoas terem acesso as produções científicas com mais facilidade, isso torna o conhecimento e aprendizagem mais acessivos.
comentando o que Viviane disse...
ResponderExcluiro professor deve correr atrás das novas tecnologias, oferecendo cada vez mais recursos de qualidade aos seus alunos.
O que se aprende hoje pode não ser verdade amanhã, pois as informações e o conhecimento mudam, porém não concordo quando o autor diz que fracassamos na tentativa de aprender. Para que isso não aconteça é necessário que o prof esteja sempre atento às mudanças.
ResponderExcluirNos como educadores devemos querer aprender, e querer que esta aprendizagem seja constante em nossas vidas.. Compreender a necessidade real de cada aluno ...Assim usando as tecnologias adequadas para que possamos colocar em pratica nossa aprendizagem.....
ResponderExcluirCom base no texto de Pozo, vivemos atualmente em uma sociedade que está sempre em constantes mudanças no processo de aprendizagem. Assim,” o que aprendemos hoje não são verdades absolutas, pois amanhã podem mudar”. Então se faz necessária a constante reflexão e diálogo em relação as incertezas.
ResponderExcluirNesse sentido é preciso que existam novos espaços instrutucionais, que não só transformem, mas que possamos fazer parte, investindo no conhecimento.
Nosso mundo moderno é repleto de tecnologia que transmitem cultura, conhecimento e temos toda facilidade para a mesma, porém é preciso assimilar de maneira crítica, sabendo utilizá – la, interpretando as informações, analisando, compreendendo, transmitindo de maneira consciente e produtiva.
O texto nos traz as novas tecnologias de informação como mais uma nova forma de distribuir socialmente o conhecimento e que não existem verdades absolutas tudo pode ser discutido, repensado e interpretado de forma diferente.
ResponderExcluirNos como educadores devemos e precisamos primeiro querer aprender e querer que esta aprendizagem seja constante em nossas vidas, como mais uma nova forma de distribuir o conhecimento passamos a compreender a necessidade e a particularidade de cada aluno na questão da aprendizagem, não existindo verdades absolutas, pois tudo pode ser discutido. Usando as tecnologias de forma adequada podemos melhorar a nossa prática e assim torná-la mais dinâmica. Porém é preciso assimilar de maneira crítica, sabendo utilizá-la, interpretando as informações, analisando, compreendendo, transmitindo de maneira consciente e produtiva estando sempre em mudança constante o processo de aprendizagem.
ResponderExcluirNa nova cultura da aprendizagem o mais legal é que as tecnologias estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento ficando mais acessível todos os saberes. Poderem com toda essa nova aprendizagem requer que criemos novas competências cognitivas.
ResponderExcluir