terça-feira, 8 de setembro de 2009

ENTREVISTA COM DOWBOR - PARA QUEM NÃO ACHOU O VIDEO

23 comentários:

  1. Na escola que trabalho posso utilizar de vários: como o computador com internet, data show e com isso nos ajudam a realizar o trabalho com mais clareza e com toda essa tecnologia os nossos alunos vão além de nossas expectativas. E isso da escola estar preocupada em acompanhar esse avanço que está acontecendo nos ultimos anos com tanta rapides, com certeza ajuda muito com a nossa prática pedagogica, mas precisamos estar em contato com essa tecnologia para podermos realizar nosso trabalho.

    Maria Verginia

    ResponderExcluir
  2. Essas tecnlogias deve ser disponibilizadas a qualquer pessoa de maneira flexível para que possa interagir entre o trabalho e a educação.Por isso é de grande importância que os professores procure buscar constantemente novos conhecimentos para inserir novas tecnologias e melhorar cada vez mais sua prática em sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Como disse Dowbor as empresas estão se requalificando, assim também estão as escolas.O espaço do conhecimento estão se multiplicando para quem almeja e o processo da educação continua abrindo pela vida inteira

    ResponderExcluir
  4. Dando continuidade a respeito o que a Prof. Maria Vergínia comentou.As escolas estão sim preocupadas nesse avanço com a tecnologia e que nos tem dado uma grande contribuição para o nosso trabalho

    ResponderExcluir
  5. Nós temos a tecnologia em mãos e sempre estarmos atualizados diante dela e sermos flexíveis como disse a colega Eliane Moraes.É uma busca constante.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante a entrevista, volta ao assunto que discutimos durante a aula, o espaço do conhecimento, e informação está se multiplicando e a escola está se adaptando,mesmo assim alunos tem acesso a muita informação, e muitas vezes não sabem usar esta informação

    ResponderExcluir
  7. O foco da formação de pessoas hoje deve se pautar não somente na qualificação, mas também na requalificação profissional, visto que a cada dia surgem novas formas e fontes de informação e comunicação e o processo de formação deve se estender por toda a vida.

    ResponderExcluir
  8. "A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora dos diversos espaços do conhecimento"
    Mais do que incluir a tecnologia em sala de aula e em nossas vidas é preciso transformá-la em um recurso que colabore na ampliação da densidade de conhecimento, cuidando para que este recurso não escravise nossos pensamentos.

    ResponderExcluir
  9. A escola deve ser mediadora do conhecimento, visando mais a qualidade do ensino que a quantidade do conteúdo, sendo assim deverá proporcionar oportunidade para que os educandos saibam utilizar de maneira produtiva as tecnologias disponiveis sem perder de vista o objetivo.
    Em um de seus livros Augusto Cury enfatiza que neste século em que vivemos teremos jovens informatizados,porém menos criativos, e...realmente é isso que devemos tomar cuidado, preparando-se, buscando conhecimento para poder apresentar aos nossos alunos aquilo que lhe servirá para a vida!!!

    ResponderExcluir
  10. Paulo Freire, diz:"...aprendemos mediatizados pelo mundo..." - e como estamos na era do conhecimento, informação e aprendizagem,vivendo num mundo totalmente globalizado, não podemos deixar de lado a informação advinda da tecnologia. Cabe ao professor formar-se e informar-se, em todos os aspectos, sejam pedagógicos ou tecnológicos, para que o mesmo possa intervir quando necessário na construção do conhecimento do seu educando.

    ResponderExcluir
  11. É de fundamental importância a formação/atualização do professor frente às tecnoligias, pois elas estão aí e mudando de um momento para outro. Não podemos ficar prá trás...

    ResponderExcluir
  12. Penso que enquanto professora preciso procurar conhecimentos em todas as áreas. Além de lecionar o conteúdo, o professor precisa ser organizador de informações e articulador dos diferentes espaços de conhecimento.
    Tenho que selecionar a informação que recebo e ensinar a ter acesso às diferentes informações através das novas tecnologias, para a partir daí levar meu aluno a organizar sua memória, sua pesquisa e o que aprende de maneira que facilite sua introdução ao mundo, para que haja interação entre educação e a vida profissional que deve ser contínua.

    Comentários:
    1) Concordo com a Francismaire que devemos construir o conhecimento, não só ensinando, mas aprendendo com nossos alunos que muitas vezes são verdadeiros mestres em TICs.
    2) Parabenizo a Maria pelo esforço em buscar conhecimento em relação às TICs para melhorar sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  13. Dos mais diversos comentários ,destaca o papel do educador frente às novas tecnologias, não é mais o de transmitir conhecimentos, mas de colaborar,de liderar,de articular e mediar os saberes e as técnicas.Atualmente, a tecnologia e a inovação são peças fundamentais na mudança e na melhoria do sistema educativo.

    ResponderExcluir
  14. Bem sabemos que para fazer parte da construção de um novo conceito de educação como base a INOVAÇÃO TECNOLÓGICA é preciso investir numa concepção de ensino, tecnologia e aprendizagem através de espaços de REFLEXÃO E AÇÃO.

    ResponderExcluir
  15. A entrevista traz para discussão como as tecnologias vem infuenciando as mudanças na aprendizagem, de que a escola precisa não uma mudança de currículo, mas o saber transformar informação em conhecimento, de organizar estes saberes e de articular novos espaços de aprendizagens.

    ResponderExcluir
  16. Bruna Lima e Suzana Santos1 de outubro de 2009 às 15:38

    Nos achamos interessante quando o entrevistado diz que precisamos ter disponibilidade para qualquer idade a este acesso, novos conhecimentos que aumentam de maneira flexivel e permeavel a interagir entre trabalho e educação...

    ResponderExcluir
  17. Ao sssistir a entrevista de Dowbor notou-se percepção positiva e investigadora da escola na formação dos alunos, principalmente em relação ao mundo do trabalho com necessidade de informação produzindo conhecimento. Cabe à escola novas estratégias de ensino numa visão de qualidade, tecnologia e pesquisa.Assim produção de mão de obra qualificada, evidenciada por Dowbor destacando-se trabalho e tecnologia havendo sustentabilidade e competência.

    ResponderExcluir
  18. Maria Aparecida e Maria Elisa6 de outubro de 2009 às 07:49

    A escola deve ser mediadora do cohecimento, visando mais a qualidasde do ensino que a quantidade de conteúdos, sendo assim deve proporcionar oportunidade para que os educandos saibam utilizar as tecnologias disponiveis na escola sem perder de vista os objetivos. Em um dos livros Augusto Cury enfatiza que neste seculo em que vivemos teremos jovens informatizados, porém muito menos criativos, e... realmente é isso que devemos tomar cuidado, preparando-nos, buscando conhecimento para poder apresentar aos nossos alunos aquilo que lhe servirá para a vida.

    ResponderExcluir
  19. Entrevista de Ladislau Dowbor
    Toda informação se não reverter em conhecimento ficará esquecida, devemos ser educadores flexiveis a mudanças e com ela tornarmos pesquisadores , a tecnologia será uma das práticas dessa mudança.

    ResponderExcluir
  20. No vídeo de Ladislau Dowbor ele enfatiza o conhecimento, enfim uma formação necessária no âmbito profissional. Temos diversas fontes de informações onde uma delas é a televisão, onde infelizmente não traz muitas informações inteligentes senão teríamos um grande salto , especialmente favorável para educação.A tecnologia é uma prática que deve ser utilizada para o nosso desenvolvimento educacional.

    ResponderExcluir
  21. Paulo sergio pinheiro rosa8 de outubro de 2009 às 15:23

    A tecnologia é uma prática que devem ser utilizada para nosso desenvolvimento educacional e na formação do profissional.
    Sendo a escola mediadora do conhecimento, visa mais a qualidade do ensino que a quantidade de conteúdos, proporcionar oportunidades para que os educandos saibam utilizar as tecnologias disponíveis na U.E.
    Cabendo a escola traçar estratégias de ensino, melhorando a qualidade da mão-de-obra e da melhora do sistema educativo, sendo organizadora de conhecimentos e de articular os espaços do conhecimento.

    ResponderExcluir
  22. O papel do educador frente às novas tecnologias, não é mais o de transmitir conhecimentos, mais de colaborar, de liderar de articular e medir os saberes e as técnicas. Atualmente a tecnologia e a inovação são peças fundamentais na mudança e na melhoria do sistema educativo.

    ResponderExcluir
  23. A escola deve estar em constante desenvolvimento, acompanhando as tecnologias, e isso não está acontecendo no momento atual, acho que isso não está acontecendo. Como poderemos então ensinar a obter conhecimento através de fontes de pesquisa como a internet e outros meios de informação avançados? No futuro as tecnologias serão bem superiores as de hoje, por isso, a educação deve estar atualizada, para poder dar um suporte adequado aos atuais alunos e futuros integrantes do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir