Olá cursista!
"Realize um exame de consciência em relação à sua prática docente!"
Quem sou como professor e aprendiz?
"Realize um exame de consciência em relação à sua prática docente!"
Quem sou como professor e aprendiz?
Plataforma dos participantes do Curso Proinfo Integrado "Introdução à Educação Digital" e Proinfo Integrado "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC"
Sou um formador de opiniões mas para isto terei de ser sempre um aprendiz.
ResponderExcluirACREDITO SER UMA PROFISSIONAL PREOCUPADA E COMPROMETIDA COM MEU TRABALHO. BUSCO NOVAS INFORMAÇÕES E MEIOS DE APRIMORAR MEU FAZER , PORÉM SEI QUE SEMPRE EXISTE MAUITAS MILHAS A CAMINHAR!! ALIÁS, ACREDITO QUE NESTE CAMINHO, NÃO SE PODE ENXERGAR O FIM, E SIM UM RECOMEÇO CONTÍNUO!!
ResponderExcluirSou Sandra Cristina , professora de 3a série estou muito feliz em poder me atualizar no que sempre achei não iria conseguir nunca, pois sempre achei muito difícil. Hoje, já não penso mais assim e me sinto realizada . Sei que ninguém mais conseguirá me deter ,pois não me sinto mais inferiorizada .O horário e o curso são muito bons e a
ResponderExcluirProcuro exercer da melhor forma possível meu trabalho,realizo com dedicação e amor,também estou sempre me reciclando e procurando novos caminhos para minha aprendizagem,porque assim, estarei mais capacitada para ensinar e aprender com meus alunos.
ResponderExcluirComo educadora tenho procurado realizar da melhor maneira possível meu trabalho em sala de aula, buscando aquisição de novos conhecimentos; aprender mais para poder desenvolver com mais eficiência tudo o que vou realizar na vida profissional e pessoal.
ResponderExcluirQue bom Sandra que você busca seus objetivos e está feliz em atingir mais um deles!! Pense sempre assim mesmo!!! Tudo pode nem sempre ser muito fácil, mas com certeza nada nos é impossível!!!
ResponderExcluirComo profissional sou uma eterna aprendiz. Quem atua na area da educação ( Professor, Diretor, Coordenador, Supervisor ou Funcionário)é um pesquisador, porque trabalha com pessoas ( relacionamento, conhecimento, emoção,saúde, comunidade,documentos diversos,legislação, etc.) e temos que cotidianamente, buscar informações sobre diversos assuntos,seja na internet, em diversos setores,em conversas com pais, especialistas, ou outras pessoas que tenha conhecimento no assunto pesquisado.
ResponderExcluirEnquanto educadora e discipula de Paulo Freire ,este nos impulsiona a aceitar o desafio de sair da mesmice da simples cópia e do ato de repetir cada lição-a proposta de Freire é que nos aproximemos nossos alunos da sua própria realidade política e do senso comum.Orientando nossos alunos seremos capazes de criar pessoas verdadeiramente mais comprometidas com o social e naturalmente mais influentes em nosso país.
ResponderExcluirCIDADÃOS CRÍTICOS, CAPAZES E ÍNTEGROS!!!
Um observação que não podemos deixar para lá.... Olha lá a última frase da Wilma... "aprender com meus alunos"... Nunca podemos nos esquecer do quanto eles tem para nos ensinar!!! Muito, muito, bom!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNa sociedade em que vivemos ser professor não é tarefa fácil, uma vez que a velocidade das mudanças (informações, instrumentos, tecnologia) nos faz cada dia pessoas, infelizmente, mais imediatistas. Muitas vezes ne sinto um pouco perdida diante de tantas possibilidades e sem o tempo necessário para a reflexão de minha prática. Porém não desisto da constante busca de ser melhor, e assim vou superando alguns de meus desafios, como: Respeitar o tempo de cada um, inclusive o meu.
ResponderExcluirBuscar sempre ser melhor!! Isso é bárbaro, não é Vanessa e Rita???
ResponderExcluirOlá Sandra, concordo com sua opinião, pois também achava que era impossível conseguir fazer uso dessa máquina, mais assim como você, estou muito feliz por estar conseguindo.
ResponderExcluirJoão (cigano),
ResponderExcluirConcordo contigo, e viver sem perder "a beleza de ser um eterno aprendiz".
Acredito que para que ocorra aprendizagem contextualizada e significativa entre os agentes parcipativos da ação do conhecimento, EU como educadora aprendiz,dentro desta concepção como profissional, me percebo atenta a tudo que acontece ao meu redor e sensivel as informações do ambiente do outro como uma professora ensinante/aprendiz. Tudo gera em sabedoria/conhecimento e teoria /prática onde me adapto, reflito e sintonizo o objeto de estudo me tornando uma ponte que aproxima novas ideias para a prática no cotidiano.
ResponderExcluirHá alguns anos atrás, qdo iniciei minha caminhada como professora,lembro-me que o professor utilizava sua criatividade e imaginação para motivar seus alunos (e isso bastava), já que não podia contar com mtos recursos. Hoje, vivendo em um mundo tecnológico, imersos em uma sociedade totalmente informatizada, os professores necessitam estar em constante atualização. Devemos utilizar todas as ferramentas e recursos de que dispomos , já que nossos alunos vêm para a escola com um verdadeiro arsenal de informações, cabendo ao professor estar preparado para trabalhar com o seu conhecimento. Eu, particularmente, encontro grande dificuldades na área da tecnologia, mas procuro buscar sempre novas experiências e enfrentar os desafios diários.
ResponderExcluirOlá Manuela, concordo com seu ponto de vista,devemos orientar nossos alunos para se tornarem cidadãos críticos, capazes e íntegros, só assim teremos um país melhor.
ResponderExcluirWilma, li o teu comentário e completo que trocaria a palavra reciclar por atualizar, porque o que aprendemos, nunca é perdido, é o certo para o momento que estamos vivendo. E conhecimento nos atualizamos.
ResponderExcluirComo profissional busco me atualizar nas areas que atua e também em outras que acrescentam na minha vida, visando uma abrangencia maior de conhecimentos, diante da velocidade com que as transformaçoes acontecem na sociedade e considerando a reflexção segundo Pozo, é necessário uma mudança nos nossos hábitos, por isso acredito que essas mudanças me auxiliarão nas conquistas diante dos novos desafios.
ResponderExcluirEstimada VANESSA... "respeitar o tempo de cada um". Hummm, ainda me questiono muito sobre isso e sei que você é esta profissional descrita. Boa Sorte e te admiro muito. Fernanda Kulik.
ResponderExcluirSabe Carla tudo sempre foi muito difícil para mim mas ñ desanimo nunca sou leal ,forte e tenho esperanças de queconseguiremos mudar ao menos um pouco a mentalidade pra melhor de nossos alunos Com certeza um pouco faremos a diferença na vida deles.
ResponderExcluirVanessa e Manuela, concordo plenamente com vocês.
ResponderExcluirMARCIA moça atualizada e curiosa, sua escrita é real e sua prática claramente TBÉM. parabénss. Fernanda kulik
ResponderExcluirÉ verdade Rita: "Somos eternos aprendizes..."
ResponderExcluirSó deixaremos de aprender novos conceitos e enfrentar novos desafios qdo deixarmos de viver...
Acredito MARCIA REGINA ser este o caminho...diante do que vivemos, necessitamos estar smpre atualizados... MARCELI
ResponderExcluirQuarida MANU...essa nossa busca nos faz mais "comprometidas" com aquilo que fazemos e ou pretendemos fazer... beijos.. Marceli
ResponderExcluirEu sou Alzira e como profissional estou sempre buscando me adaptar ao meio e as mudanças que ocorrem na Educação. Penso que é muito importante ser um eterno aprendiz pois aprendemos muito com a vida, com nossos alunos , mas não devemos esquecer que o maior dos ensinamentos vem da família,e esse ensinamento é transmitido através amor ao próximo e com o comprometimento com a nossa profissaõ.
ResponderExcluirMarceli li o seu comentário e achei muito pertinente sua reflexão sendo que também acho que a velocidade com que as transformações acontecem nos é desigual pois necessitamos urgentemente da mudança de nossos hábitos, só assim conseguiremos vencer nossos desafios.
ResponderExcluirAlzira
È ISSO AI, PESSOAL
ResponderExcluirVOCÊS FORAM BEM COERENTES EM SUAS RESPOSTAS!
É BOM SABER QUE TODOS TÊM A CONSCIÊNCIA DE QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESTARÁ SEMPRE NUM PROCESSO CONTÍNUO BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DO SABER.
PARABÉNS
Concordo com você Vanessa, quando fala que ser professor não é fácil e que devemos buscar sempre novos conhecimentos para enriquecer nossa prática.E ainda acrescento que não devemos desistir mesmo, do aprefeiçoamento e busca constantes, até para que sejamos valorizados enquanto profissionais.
ResponderExcluirEstamos vivendo a sociedade da aprendizagem, desde a minha formação inicial(Matemática) continuo buscando aperfeiçoamento contínuo em diversas áreas (Matemática, Informática, Pedagogia, etc) para vencer os desafios inerentes à educação atual e crescimento profissional e pessoal. A aprendizagem nunca acaba...
ResponderExcluirRita
ResponderExcluirConcordo com você quando o educador teve ser um pesquisador e utilizar todas as formas de pesquisas possíveis na atualidade, principalmente sobre como se relacionar bem e educar pessoas.
Vanessa
ResponderExcluirConcordo que devemos respeitar o nosso tempo e o dos outros... E isso não é tarefa fácil diante da velocidade em que as mudanças ocorrem atualmente